Será inaugurado até o final desse mês, provavelmente no próximo dia 29, o novo prédio onde funcionará o pronto-socorro do Hospital Dirceu Arcoverde, localizado em Parnaíba. A Unidade de Doenças Infecciosas, que se encontrava desativada, foi toda reformada e adequada para funcionar como pronto-socorro. O local conta com 7 leitos de observação e 42 leitos para internação, distribuídos em 13 enfermarias, algumas destas serão climatizadas. O governo do Estado, através da secretária estadual da Saúde, está investindo quase R$ 300 mil na compra de todo material necessário para estruturar o pronto-socorro, como aparelho de Raio X, ultrassom, e carro de anestesia. Essa modernização irá permitir um avanço no atendimento de urgência e emergência de Parnaíba. O secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, e o futuro secretário, Bruno Figueiredo, visitaram nessa sexta-feira o hospital, que desde a assinatura do decreto estadual nº 11.136, de 16 de Setembro de 2003, está sendo administrado pelo Estado. Aos poucos, o governo vem recuperando o hospital e investindo em melhorias para garantir a melhoria na qualidade do atendimento. Segundo o presidente da comissão que administra o Dirceu Arcoverde, José Hélio Oliveira, quando o Estado recebeu o hospital ele estava completamente abandonado. “Faltavam lençóis, roupas, remédios e até comida. A equipe de profissionais estava totalmente desmotivada, nem cumpria mais regularmente o plantão. Reestruturamos todo o serviço para que a população não ficasse sem assistência, para isso tivemos que fazer compras emergenciais e contratar o pessoal a toque de caixa, em praticamente dois dias”, comenta Hélio. Ele acrescenta que o atendimento de urgência e emergência tem conseguido atender toda a demanda, e destaca que as urgências clínicas e cirúrgicas estão sendo resolvidas regularmente. Procurando melhorar ainda mais esse tipo de atendimento, a Secretaria Estadual da Saúde irá promover até o final do ano um treinamento de ATLS (Atendimento ao Trauma) para os profissionais que atendem na urgência e emergência. O serviço de laboratório também será reativado e a previsão é que já os exames já comecem a ser feitos a partir da próxima semana. Além de recuperar, reformar o hospital, a nova gestão do hospital está colocando em funcionamento equipamentos do REFORSUS, que estavam há mais de dois no hospital, sem nenhuma utilização. Agora, aparelhos importantes, como os usados para reanimação de parada cardíaca, monitores, e aparelho de eletrocardiograma estão funcionando e beneficiando a conseguimos melhorar, significativamente, a resolutividade dos serviços. Agora temos uma equipe multidisciplinar de plantão 24 horas, trabalhando na urgência e emergência do hospital”, destaca Oliveira. A secretária da comissão, Patrícia Rodrigues dos Reis, que é responsável pela parte administrativa do hospital, acrescenta que foram recuperadas todas as instalações hidráulicas e elétricas porque as paredes eram cheias de infiltrações e o setor elétrico oferecia perigos com fios soltos e gambiarras. O hospital também foi pintado em cor clara, mais adequada para o ambiente hospitalar. E ainda foram recuperados alguns aparelhos que estavam sem funcionar, como é o caso das máquinas da lavanderia, além de ter sido feito um reparo no motor da ambulância. Além disso, vários setores que estavam completamente sem material foram abastecidos, como é o caso da alimentação, que agora conta com um refeitório, e da farmácia, que foi climatizada para preservar mais os medicamentos, e, brevemente, será padronizada. Antes, este setor funcionava precariamente, sem estar aberto 24 horas e ainda possuía grande falta de remédios, material médico e de consumo. Também foram confeccionados lençóis para os pacientes, que chegavam a lavar suas roupas, pois o hospital não possuía roupas para fornecer aos pacientes, e ainda foram providenciados uniformes para os funcionários. Segundo Patrícia, o hospital realiza uma média de 80 atendimentos de urgência e emergência por dia, e está com uma média de 35 pacientes internados diariamente. Higienização melhorou a qualidade da alimentação Uma das mudanças mais notáveis no hospital diz respeito à higienização. O hospital está com uma nova aparência, está muito mais limpo, e o Serviço de Nutrição e Dietética (cozinha) está funcionando bem melhor, tendo em vista que antes funcionava com um esgoto aberto, possuía muitas baratas na pia e nos armários, segundo um relatório de diagnóstico do hospital feito por um técnico da Sesapi. Os próprios servidores contratados para o setor passaram por um treinamento, que permite a adoção de adequados hábitos de higiene, como o uso de touca e luvas. Agora, a comida é servida em pratos e copos descartáveis. Antes, a cozinha do hospital era um foco permanente de baratas, a primeira providência adotada foi fazer a dedetização do ambiente, várias limpezas, e melhorar o sistema de esgoto, porque antes o local não era nem lavado porque não tinha por onde a água escoar. A nutricionista do hospital, Carolina Drummond, confessa que até em locais que não tinha resíduos de comida, como a gaveta do seu armário, era encontrada barata. A primeira providência adotada pela nova gestão foi retirar os armários velhos que existiam no local. Além da higienização, a cozinha agora conta com alimentos, o setor estava totalmente desabastecido. Depois que o problema foi resolvido, os pacientes têm cinco refeições por dia. “São pequenas mudanças, mas que trazem grandes benefícios para os pacientes”, destaca a nutricionista Carolina Drummond. E na prática, realmente a população está gostando dessas mudanças. Pelo menos é o que diz o paciente Francisco das Chagas Rodrigues. “Desde que cheguei aqui não faltou soro e a alimentação é muito boa”, disse Francisco.