A Secretaria Estadual de Saúde está treinando profissionais de saúde com o objetivo de contribuir com a eliminação da hanseníase até 2005 no Piauí. Este ano, já foram treinados 257 médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família-PSF em 214 municípios do Estado. A meta é descentralizar as ações e serviços de saúde para 100% dos municípios do Estado.
Em 2003 foram descobertos 1.384 casos de hanseníase no Piauí, no ano anterior foram 1.738 casos. Segundo Rosineide Moreira, da Supervisão da Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde, a tendência é aumentar o número de casos este ano, devido à capacitação de pessoal e a divulgação sobre os sinais, sintomas e tratamento da doença. “A falta de informação e o preconceito são os maiores empecilhos para a eliminação da hanseníase”, esclareceu.
Nos dias 22 e 23 a SESAPI estará participando através da Supervisão da Hanseníase do VI Encontro Estadual do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase-MORHAN, juntamente com o Grupo Afro-cultural COISA DE NÊGO, Fundação Municipal de Saúde, CEID e Universidade Federal do Piauí.
No dia 22, os temas discutidos serão “Situação da Hanseníase no Brasil e no Piauí, com a participação do Coordenador Nacional do MORHAN, Artur Custódio e Nelcina Vaz da SESAPI; Apresentação dos grupos de Biodança com a Professora Solimar da Universidade Federal do Piauí.
No dia 23, será realizado o Planejamento dos Núcleos para 2004 e avaliação do Encontro. Segundo Rosineide Moreira, o objetivo do Encontro é evolução da doença no Piauí e criar parcerias para a eliminação até 2005.