No próximo dia 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer e a Secretaria Estadual da Saúde preparou uma programação toda especial. Na ocasião, será realizado um workshop sobre as Ações de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer, de 18h às 22h, no Hospital São Marcos.
A abertura do evento será feita pelo secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles e logo depois o Dr. Antônio Fortes de Pádua Filho falará sobre as “Ações de detecção Precoce do Câncer do Colo”.
Logo depois, será a vez da Dra. Gina Zorina fazer uma palestra com o tema “Ações de Detecção Precoce do Câncer de Mama”. As 19h10, o Dr. Emannuel Augusto de Carvalho Fontes ministra a palestra “Ações de Detecção Precoce do Câncer de Próstata”.
A partir das 19h30 deverá ser iniciada a palestra “Tabagismo como fator de Risco do Câncer”, com o Dr. Francisco Andrade Teixeira. Logo depois dessa palestra, deverão começar os debates em torno dos temas abordados.
As palestras recomeçam as 20h20 com a palestra “Ações de Detenção Precoce do Câncer Bucal”, ministrada pela Dr. Lúcia Rosa Reis de Araújo Carvalho. Logo após será a vez da Dra. Maria Luiza Ferreira de Morais falar sobre “Assistência de Enfermagem ao Paciente Oncológico”. As 21h a acontece a palestra “A Importância da Alimentação da Prevenção do Câncer”, com a Dra. Geny Larissa de Siqueira Coelho. Para finalizar as palestras, a última da noite será ministrada pela Dr. Siara Maria anal, que vai falar sobre “A Abordagem ao Paciente Oncológico e seus Familiares”. Depois dessa última palestra, os participantes ainda farão debates sobre os temas.
Além do evento realizado em Teresina, a SESAPI vem aconselhando os municípios que realizem atividades para comemorar o dia. A recomendação é que seja realizado em cada município eventos de mobilização popular como feiras de saúde, caminhadas, shows ou qualquer outra atividade onde possa ser distribuídos materiais informativos para chamar a atenção da população no sentido de prevenir a doença e saber como se cuidar. A Secretaria já enviou modelos de folheto sobre câncer de mama, de colo de útero e de próstata para que os municípios possam reproduzi-los.