Acontece nesta quinta-feira, dia 21, o início das atividades comemorativas da Secretaria Estadual da Saúde pelo Dia Mundial de Luta Contra Aids, comemorado dia 1º de Dezenbro. Esse ano, a programação está sendo feita em parceria com a Fundação Municipal de Saúde. Durante todo dia, cerca de quinhentos alunos da rede estadual e municipal de ensino estarão confeccionando duas colchas de retalhos de 8m2, que depois de unida as outras produzidas por todos os estados da Federação, irão simbolizar a luta de das pessoas afetadas pelos vírus da Aids. As colchas irão ser costuradas no dia 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids e será exposta em frente ao Palácio do Planalto. No Piauí quatro escolas estão engajadas na confecção da colcha, que começará as 8h, com revezamentos de turmas durante todo o dia em dois lugares. Na Unidade Escolar Estadual Pires de Castro confeccionarão a colcha alunos dessa escola, bem como alunos da Unidade Escolar Pinheiro Machado. Já na Unidade Escolar Municipal Extrema, além dos seus alunos, ainda vão participar da atividade os alunos da Unidade Escolar Santa Teresa. Para costurar as colchas de retalhos, os alunos poderão usar a imaginação usando tintas guache, colas coloridas e outros materiais. Além da Sesapi e FMS, estão participando das atividades o Centro Dialog, a RNP+, Celos e o grupo Matizes. Na próxima sexta-feira, acontecerá mais uma reunião para definir as ações a serem realizadas no dia 1º de Dezembro. Até agora, já está confirmado o lançamento de um selo pelos Correios, um ato público na Praça João Luís Ferreira, com direito a coleta de exames entre os populares, além da solenidade oficial às 18h, no Clube dos Diários, com a apresentação da peça “O Casamento da Giselda”, que trata do tema. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define estratégias para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.