O governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, irá inaugurar no próximo domingo (23 de novembro), às 8h00, na cidade de Picos, o Escritório Regional do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (PROSAR/PI). “Essa obra irá agilizar a construção dos sistemas de abastecimento d´água e esgotamento sanitário nos municípios da região do semi-árido, beneficiando uma população estimada de 13.000 pessoas”, afirma o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles. As principais vantagens da localização do escritório na região de Picos são as seguintes: a proximidade dos técnicos irá melhorar a fiscalização das obras, permitirá viabilizar uma solução rápida para os problemas apresentados no sistema, e ainda possibilitará uma maior proximidade com as comunidades beneficiadas. “A importância maior desse escritório é que agora a comunidade vai ter um ponto de apoio mais próximo para fazer qualquer reivindicação. Além disso, Picos é um centro de referência para toda região, portanto, é o melhor local para dar apoio lojístico ao programa”, comenta o coordenador do PROSAR-Pi, José Hamilton Campelo. Ele destaca que o escritório contará com uma equipe técnica formada por assistentes sociais, engenheiro e hidrogeólogo. Esse pessoal já trabalhava na região mas tinha que ficar vindo para Teresina, agora a inauguração do escritório facilitará até o deslocamento para as comunidades que o programa visa atingir. “Com os técnicos morando em Picos, eles terão mais facilidade para trabalhar”, destaca o coordenador. Esse é mais um passo importante dado pela atual gestão, como forma de implementar o programa. Somente agora as primeiras obras foram iniciadas, sendo que o convênio existe desde o ano de 2001. Nesse ano o PROSAR-PI iniciou suas intervenções em 14 localidades de 09 municípios do semi-árido piauiense. Já estão sendo perfurados três poços, nas seguintes localidades: Malhada Grande (Oeiras), Marrecas (Colônia do Piauí) e Buriti do Rei (Oeiras), portanto, o programa, finalmente, vem cumprindo o seu papel, que é oferecer obras para melhorar a condição de vida da população carente. Durante a solenidade de inauguração do escritório regional do Prosar, o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, e o coordenador do PROSAR/PI, Hamilton Campêlo, irão entregar certificados referentes à “Oficina de Capacitação em Agente Local de Desenvolvimento Associativista”, que treinou algumas comunidades que serão beneficiadas pelo programa (Marrecas, Mourões, Buriti do Rei, Malhada Grande, São João da Varjota, São Miguel, Malhada, Tiradentes, e São José dos Cocos), para que possam, através da constituição de uma associação comunitária, gerir o sistema de abastecimento d´água. Esse processo culmina com a constituição do Sistema Integrado de Saneamento Rural do Piauí (SISAR-Pi), a ser implementado no primeiro semestre do próximo ano.