Nessa sexta-feira (21/11), o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, viaja para São Luís, onde participa de uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão, convocada, especialmente, para tratar sobre a compensação dos recursos financeiros resultantes das demandas assistenciais, ligadas à área da saúde, oriundas da população do Maranhão. “Irei apelar para a compreensão dos irmãos maranhenses, para que possamos entrar num acordo e esses recursos sejam ressarcidos para o Estado do Piauí”, afirma Nazareno. De acordo com o último estudo realizado, a previsão da compensação do Estado do Piauí com outros Estados, no que diz respeito ao atendimento feito pelo SUS, é de R$ 15 milhões por ano. Dentre esses Estados, o Maranhão é o que mais envia pacientes para serem atendimento pelo SUS no Piauí, para se ter uma idéia só em Teresina esses gastos representam cerca de R$ 1,2 milhões por mês. Nazareno Fonteles, já participou de duas rodadas de negociações com o Ministério da Saúde e a secretária municipal de Saúde do Maranhão, Sueli Rosina Tonial, para tratar da obtenção dos recursos da compensação do Piauí com o Maranhão, principalmente em Teresina. A última reunião foi realizada quarta-feira (19/11), em Brasília. “Queremos que essas negociações tenham sucesso para que o sistema hospitalar funcione cada vez melhor”, comenta o secretário. Além de Fonteles, dos técnicos do Ministério da Saúde, e da secretária estadual da Saúde do Maranhão, também participou dessa conversa o futuro secretário de Saúde, Bruno Figueiredo, que ainda está em Brasília para uma terceira reunião com os técnicos do Ministério, a secretária do Maranhão, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes. Essa reunião acontecerá nesta quinta-feira à tarde. Quando Nazareno esteve em Brasília, na quarta-feira, ele também participou da sua última reunião como secretário no Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Na ocasião, despediu-se dos outros secretários e apresentou Bruno Figueiredo. Os colegas secretários fizeram um discurso de despedida elogioso, agradeceram a participação incisiva de Nazareno nas principais discussões sobre a saúde, e desejaram que ele continue defendendo o SUS como parlamentar, na Câmara Federal.