A mensagem das crianças e adolescentes piauienses para as pessoas afetadas pelo vírus da Aids já está pronta. As duas colchas de 8m2 cada já estão devidamente preparadas serem enviadas para Brasília onde serão unidas as outras cinquenta e duas colchas confeccionadas pelas crianças dos outros estados Brasileiros para serem erguidas na praça dos Três Poderes, em Brasília no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de Dezembro. Mais de quinhentos alunos piauienses da rede estadual e municipal de ensino ajudaram a preparar as colchas. Quatro escolas se engajaram na atividade: a Unidade Escolar Estadual Pires de Castro, Unidade Escolar Pinheiro Machado, Unidade Escolar Municipal Extrema e Unidade Escolar Santa Teresa. Para a coordenadora do programa de DST/Aids da Secretaria Estadual da Saúde, Liliam Araújo, a idéia de se integrar crianças e adolescentes na campanha deste ano tem como objetivo mobilizar a sociedade contra o preconceito que ainda sofrem os portadores de HIV. "O tema desse ano é o mesmo do ano passado ‘Contra o Preconceito e a Discriminação’. A idéia do Ministério da Saúde de reunir crianças e adolescentes para realizar um trabalho deixando que eles coloquem os seus sentimentos em relação ao preconceito e a discriminação é realmente muito boa, especialmente porque eles têm grande capacidade de mobilizar a população e os amigos e são multiplicadores de informações", disse Liliam. Para que as crianças e adolescentes pudessem fazer a colcha, o Centro Dialogo, através do Programa Caleidoscópio, realizou uma série de palestras para informar e prepará-los para a importância do tema. "O Centro Dialogo é uma ONG que cuida da questão do desenvolvimento humano e social. As crianças que fizeram a colcha, não fizeram à toa. Tivemos diálogos com uma roda de conversa em que um facilitador e técnico para viabilizar a discussão do tema", explica uma das diretoras do Dialogo, Deuza Alcântara. A estudante Zeza Araújo, que ajudou a confeccionar a colcha, ressaltou que as crianças e jovens adolescentes do Piauí quiseram passar toda solidariedade e apoio para todos que são afetados pelo vírus HIV. "Nós quisemos dar o nosso apoio para as pessoas que sofrem por ter esse vírus e mostrar que ao mesmo tempo nós estamos conscientes de que a doença é séria, mas que eles não devem ser excluídos do nosso meio. Muito pelo contrário", disse. Além da Secretaria Estadual da Saúde e da Fundação Municipal de Saúde, estão participando das atividades o Centro Dialogo, a RNP+, Celos e o grupo Matizes. Na próxima sexta-feira, acontecerá mais uma reunião para definir as ações a serem realizadas no dia 1º de Dezembro. Até agora, já está confirmado o lançamento de um selo pelos Correios, um ato público na Praça João Luís Ferreira, com direito a coleta de exames entre os populares, além da solenidade oficial às 18h, no Clube dos Diários, com a apresentação da peça "O Casamento da Giselda", que trata do tema.