A localidade Malhada Grande, município de Oeiras, está vivendo um momento de muita esperança, em relação à melhoria da qualidade de vida, com a perfuração de um poço tubular, através do Programa de Saúde e Saneamento Rural do Estado do Piauí (PROSAR-PI), que é executado pela Secretaria Estadual da Saúde do Piauí, e financiado através de um acordo de cooperação financeira entre o Ministério da Saúde e o banco alemão KFW. Segundo o presidente da associação de moradores de Malhada Grande, Luís Holanda Santos, a população está apoiando o programa porque ele vai trazer muitos benefícios para população. “Necessitamos muito do abastecimento d´água porque a água que temos em nossa comunidade não é de qualidade, ela vem de uma fonte, e quando acaba o inverno a água também vai embora. Enfrentamos muitas dificuldades nesse período porque diminuí a vazão da fonte e a água dá somente para cozinhar e beber. A população sofre muito”, confessa Luís. No último domingo (23/11), o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, visitou a comunidade. O poço já está com, aproximadamente, 200 metros de profundidade, e irá beneficiar cerca de 103 famílias que residem nessa localidade. O programa pretende garantir, até 2006, a implantação de melhoria dos sistemas de água potável e esgotamento sanitária para 10.430 famílias da região do semi-árido, o que corresponde a 52.150 pessoas beneficiadas. E para melhorar a atuação do programa em outras comunidades da região de Fronteiras, Oeiras, Paulistana, Picos e Valença, o secretário inaugurou, também no domingo, o escritório do PROSAR/PI em Picos. Segundo Nazareno Fonteles, esse escritório tem uma grande importância porque vai gerenciar as obras de instalação de esgoto e de água nas comunidades pobres da grande região do semi-árido. “Com ampliação do Programa, devemos atingir cerca de 80 comunidades e mais de 30 municípios, até 2006. Recursos na ordem de R$ 60 milhões estão sendo investidos, em obras físicas, que dão acesso à água e esgoto, e também em treinamento e capacitação da comunidade em espírito associativista, visando formar associações para que, a partir do próximo ano, montem o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), que permite a população gerenciar o próprio sistema de água e esgoto”, comenta Fonteles. Durante a solenidade de inauguração, o secretário e o coordenador do programa, José Hamilton Campelo, entregam certificados aos presidentes de nove comunidades que participaram da “Oficina de Capacitação em Agente Local de Desenvolvimento Associativista”. Foram entregues mais de 757 certificados para as seguintes comunidades: Marrecas (Colônia do Piauí), Mourões (Colônia do Piauí), Buriti do Rei (Oeiras), Malhada Grande (Oeiras), São João da Varjota (sede), São Miguel (São João da Varjota), Malhada (Bocaína), Tiradentes (Paquetá) e São José dos Cocos (Ipiranga). A solenidade ainda contou com a participação de várias autoridades, como o presidente da Agespisa, Auro Costa, o deputado estadual e líder do governo na Assembléia, Warton Santos, a reitora da Uespi, Oneide Rocha, a diretora do hospital regional de Picos (Justino Luz), o representante da FUNASA, Otávio Nogueira, o diretor do Hospital de Jaicós, José Maria, a diretora da regional de Picos, Maria da Glória Martins, além de vários prefeitos e presidentes das associações, que estavam representando a comunidade que aderiram ao programa.