Com sessenta e dois anos, o maior hospital do Piauí, o Hospital Getúlio Vargas, recebeu hoje (segunda-feira) a primeira etapa da maior reforma já feita na casa. O Governador Wellington Dias e o secretário da Saúde, Nazareno Fonteles fizeram a inauguração oficial de uma série de reformas e equipamentos que até o primeiro semestre do próximo ano representarão um investimento de R$ 5 milhões. A inauguração, que reuniu servidores do HGV, deputados, vereadores e outros autoridades do poder executivo, também foi uma das últimas solenidades oficiais de Nazareno Fonteles como secretário de Estado, já que no início do próximo mês ele assume vaga de deputado federal em Brasília. No seu discurso, o governador Wellington Dias fez questão de ressaltar que, mesmo com a saída do secretário Nazareno Fonteles da pasta, a linha de direção da secretaria da Saúde será a mesma. “Essa reforma representa uma prestação de contas não de uma promessa de campanha, mas de um compromisso que fizemos quando foi confiado a nós os rumos do Estado. Desde o princípio nós dissemos que não seria possível fazer a gemada sem quebrar os ovos, que não dava para agradar a todo mundo. Mas quero dizer aqui que o secretário Nazareno Fonteles sairá da frente da Secretaria, mas a condução da pasta será mantida, sempre privilegiando os mais carentes e a dignidade humana. Esse governador reconhece o trabalho de decência feito pelo secretário Nazareno Fonteles a favor da saúde do Estado”, disse Wellington Dias. O secretário Nazareno Fonteles falou que a inauguração não apenas representa a garantia de um atendimento mais digno ao paciente do HGV, mas um verdadeiro símbolo do que está acontecendo também no interior do Estado. “É uma grande honra e orgulho inaugurar a primeira fase dessa reforma porque eu trabalhei aqui depois de formado durante sete anos e agora como secretário de Estado é uma satisfação interior sem tamanho poder contribuir para que isso aconteça. Nos próximos meses a Secretaria da Saúde vai entregar ainda a clínica nefrológica, a reforma na Central de Resíduos, o sistema de informática e o tomógrafo, que já estamos adquirindo e deve chegar em janeiro. Todas essas reformas que representam a humanização da Saúde no Estado é também um símbolo do que está acontecendo no interior”, destacou Nazareno. Ele ainda disse que se sente emocionado em poder sair da Secretaria da Saúde tendo inaugurado essa reforma do HGV. “Saio com a consciência tranqüila para uma nova etapa, apresentando os projetos que defendi na campanha. Vou continuar defendendo o SUS público, gratuito e de qualidade, buscando verbas inclusive para esse hospital. Agradeço a todos que têm contribuído, muitos servidores dedicados”, enfatizou o secretário. Com vinte e oito anos trabalhando como enfermeira no HGV, Ana Maria Teixeira garante que nunca tinha havido uma reforma tão profunda quanto essa. "Essa reforma ainda nem terminou, mas nunca tinha acontecido uma coisa como essa. Dá mais orgulho e satisfação poder trabalhar num hospital como está o HGV agora", disse a enfermeira. A reforma do Hospital Getúlio Vargas foi iniciada em abril desse ano e abrange uma área de 1.400 metros quadrados. Os recursos para essa primeira etapa da reforma foram na ordem de R$ 600 mil e foi proveniente unicamente do tesouro estadual. O valor previsto para conclusão de toda obra é R$ 1 milhão e 700 mil, podendo chegar a R$ 2 milhões. As principais modificações proporcionadas pela reforma foram em relação à troca do revestimento, das instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, das portas e janelas, e da instalação telefônica. Parte da clínica Neurológica e a clínica Urológica estão concluídas, tendo uma enfermaria pediátrica na clínica de Neurologia climatizada para melhor conforto das crianças internadas. Toda a reforma está adequada às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, as portas e os banheiros foram adaptados para os portadores de deficiência física. Ainda foram reformados os seguintes setores: *internação: sendo duas enfermarias: uma da clínica de neurologia (com 19 leitos) e uma da clínica de urologia (17 leitos). *corredor e escada *portaria *hall do hospital *farmácia *muro *Adaptação de uma sala com circuito interno de Tv *urbanização da parte externa/pátio *fechamento do muro do HGV com chapa metálica, antes era aberto, possuía apenas grades. *colocação de armários embutidos em todas as dependências. *construção de uma portaria. Agora o hospital conta com duas portarias: uma para entrada de pessoal e a outra para visitante. *climatização de uma enfermaria pediátrica da clínica de Neurologia.