Piauí contará uma Escola Técnica do SUS Uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Saúde e da Educação irá possibilitar a criação da Escola Técnica do SUS no Piauí. O Ministério da Saúde dispõe de uma linha de financiamento, no valor de R$ 500 mil, para modernização e estruturação dessa escola. Esses recursos podem ser utilizados para compra de equipamentos, mobiliário, automóveis, laboratórios, capacitação de equipe e consultorias. Na opinião do secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, a criação da Escola Técnica do SUS é algo que vem atrasado para o Piauí. Mas ele acredita que no próximo ano essa escola estará trazendo grandes benefícios e possibilitará o atendimento de uma grande demanda existente na saúde, que é a qualificação dos agentes comunitários de saúde. “Em parceria com os municípios, a secretaria tem que ter esse papel de ajudar na formação técnica dos que prestam serviços aos municípios através do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e do Programa de Saúde da Família (PSF). No futuro, essa escola vai ter um impacto de qualidade para o Sistema Único de Saúde do Piauí”, destaca Nazareno. Já para o secretário estadual de Educação, Antônio José Medeiros, a criação da escola técnica do SUS é uma idéia muito rica, por isso mesmo está viabilizando essa parceria com a Saúde, através de um modelo de gestão paritário. “Da nossa parte estamos colocando à disposição o Premem/Sul, porque já iríamos concentrar nesse local as ações de formação técnica de nível médio da área de saúde, e agora com esta proposta de criação da Escola Técnica do SUS vamos ter mais condições, tanto de consolidar e melhorar as condições na qualidade do ensino, como também de ampliar os objetivos e o raio de atuação da escola. Uma das principais finalidades da escola será a capacitar os técnicos e funcionários que já estão em serviço”, destaca Medeiros. Segundo o secretário, além dessa melhoria da qualificação técnica das pessoas, a criação da Escola Técnica do SUS irá mudar a cultura da política de saúde no Piauí porque a população passará a ver a saúde não só do ponto de vista da sofisticação técnica, da eficiência, mas do ponto de vista da melhoria da qualidade de vida e do esforço de evitar a doença. “Esse é o objetivo maior da política de saúde, como está muito bem concebido no SUS e na Constituição. Eu acho que uma das marcas da administração do secretário Nazareno foi trazer a idéia de política pública de saúde para o centro da discussão no Piauí. E essa escola vai ser um reforço na discussão dessa nova mentalidade”, destaca. Os dois secretários, juntamente com os técnicos das secretarias que gerenciam, estiveram reunidos na última terça-feira (25/11) com a Coordenação das Escolas Técnicas do SUS, Estela Padilha, que trabalha no Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalhado e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Ela destacou que a maior importância dessa escola para o Sistema Único de Saúde é a ordenação da formação de recursos humanos de nível técnico para o SUS. “Essa escola tem características diferentes da escola regular que nos empolgam, como o fato de ser uma escola função, não de endereço, ou seja, é uma escola que vai até ao aluno, portanto, atende de forma descentralizada, e faz a integração entre ensino e serviço”, ressalta Padilha. Ela acrescenta que a escola também tem um papel importante de inclusão social, tendo em vista que o trabalhador da área de saúde de nível técnico, que representa cerca de 60% dos trabalhadores da saúde, acabou sendo excluído da escola formal. “Eles têm escolaridade variável ou insuficiente para o exercício profissional que exercem. Portanto, propiciar a formação para esses trabalhadores é incluí-los novamente na sociedade”, comenta a coordenadora. Segundo Estela, existem atualmente 26 Escolas Técnicas do SUS no país, apenas os Estados da região Norte (Acre, Rondônia, Roraima, Tocantins, Amapá, Pará e Amazonas), Piauí, Sergipe e Maranhão e Rio Grande do Sul são Estados onde estão sendo criadas escolas técnica. Nas regiões sul, centro-oeste e parte do Nordeste já contam com esse tipo de escola.