Neste sábado (dia 29/11) é o “Dia D de Combate à Dengue. A mobilização social começou desde o início da semana, mas será mesmo intensificada, tanto na capital quanto no interior, no dia principal de conscientização da população para o controle da dengue, tanto no ambiente de trabalho como no ambiente familiar, sobretudo agora que está se aproximando o período das chuvas. Pela manhã, a programação relativa ao dia “D” ficará por conta da Fundação Municipal de Saúde, em Teresina, e no período da tarde, a Secretaria Estadual da Saúde irá lançar a campanha no interior, juntamente com a prefeitura municipal de Piripiri, às 15h00, no Parque Curumin. O evento contará com a apresentação de teatro e do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. O secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles, considera essencial a participação dos municípios nessa atividade. “Para combater a dengue, precisamos também da ajuda dos municípios, investindo mais na limpeza da cidade e na criação de aterros sanitários. Estamos procurando incentivar essas ações, através da Vigilância Estadual”, destaca o secretário estadual da Saúde, Nazareno Fonteles. Nesse ano de 2003 foram notificados 12.087 casos de dengue no Estado, sendo confirmados 8.769 casos. Desse total, foram diagnosticados 28 casos de dengue hemorrágica no Estado, havendo 02 óbitos em Teresina. Dos 222 municípios dos Estados, 178 foram infestados pelo Aedes e 44 não foram infectados. O combate à dengue tem que se tornar uma rotina diária, um hábito saudável a ser praticado todos os dias. “Não podemos relaxar porque os ovos do mosquito da dengue continuam vivos por até um ano. Se a gente não combater a dengue todos os dias, esse problema vai continuar. Não deixar água acumulada é o jeito mais eficiente de combater a dengue”, alerta o supervisor da dengue no Estado, Antônio Manuel. Cerca de 90% dos criadouros da dengue estão nas residências. Desde o início desta semana, como parte das atividades da Semana de Mobilização contra a Dengue, a Secretaria Estadual da Saúde está incentivando os municípios a realizarem uma programação de atividades para intensificação do combate à dengue, em função da aproximação do período das chuvas. Também estão empenhados na coordenação dessas atividades representantes de outros órgãos, como a FUNASA, Fundação Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária Estadual, Universidade Estadual do Piauí, Conselho de Secretários Municipal de Saúde, e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A secretaria está disponibilizando cinco pessoas da Vigilância Ambiental para receber a programação que os municípios vão repassar, para depois enviá-las para o Ministério da Saúde. MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS PARA CONTROLE DA DENGUE: 1-Luís Correia 11-Lagoa Alegre 21-Agricolândia 2-Parnaíba 12-Lagoa do Piauí 22-Barro Duro 3-Barras 13-Monsenhor Gil 23- Lagoinha do Piauí 4-Cabeceiras do Piauí 14-Palmeirais 24-Miguel Leão 5-Piripiri 15-Teresina 25-Olho d´Água do Piauí 6-Altos 16-União 26-São Pedro do Piauí 7-Beneditinos 17-Alto Longa 27-São Gonçalo do Piauí 8-Curralinhos 18-Campo Maior 28-Prata do Piauí 9-Demerval Lobão 19-Coivaras 29-Picos 10-José de Freitas 20-Água Branca 30-Floriano 31-São João do Piauí 32-São Raimundo Nonato 33-Bom Jesus O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DENGUE: 1-A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esse mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde; 2-Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele; 3-A pessoa que contrair a doença deve procurar o serviço de saúde, evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros, e ingerir líquidos em abundância. 4-A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito. O mosquito procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas- d’água destampadas e piscinas não tratadas, entre outros.