O médico pneumologista Bruno Figueiredo tomou posse na manhã de hoje como novo Secretário de Saúde do Estado. A cerimônia foi realizada no Palácio de Karnak e contou com a presença do governador do Estado, Wellington Dias, do ex-secretário de Saúde e agora Deputado Federal, Nazareno Fonteles, parlamentares, secretários, funcionários e cargos comissionados da secretaria. O governador Wellington Dias deixou clara sua felicidade com a forma com que a saúde no Estado vem sendo tratada. “Éramos acostumados a um modelo que não tinha clareza de onde queria chegar. Nunca foi um sistema, ainda mais um sistema único de saúde. Agora, fico feliz com o fato de as pessoas estarem cada vez mais compreendendo que tanto no Governo Estadual quanto Federal há um projeto em curso e já estão começando a aparecer os sinais de que estamos indo na direção certa”, comentou. Durante o discurso de posse, Bruno Figueiredo ressaltou o trabalho desenvolvido na secretaria na gestão de Nazareno Fonteles. “A saúde nunca tinha avançado tanto como nos últimos 11 meses. Neste período, além de conseguirmos habilitar o Estado em gestão plena, outras conquistas foram possíveis. Agora, vamos dar continuidade a este projeto, organizando a assistência hospitalar em Teresina, principalmente nos grandes hospitais, como o Getúlio Vargas”, afirmou. Dentre os avanços realizados no sistema de saúde do Estado nos últimos meses, o secretário frisou o gerenciamento profissionalizado implantado nas principais diretorias dos hospitais do interior do Estado. “Além das melhorias que foram implantadas na saúde pública, vamos investir também na humanização dos profissionais, pois não basta haver recursos técnicos se os nossos servidores não estão satisfeitos com o trabalho que realizam”, diz. O novo secretário ressaltou os desafios que irá enfrentar durante a administração da pasta. “Dentre os desafios que teremos pela frente estão a melhoria da qualidade de urgência e emergência dos hospitais do Estado, além de parcerias que a gente pretende fazer com o Governo Federal para construirmos juntos um sistema de saúde mais eficaz e que atenda os anseios da população”, comenta. Segundo Bruno, as ações que vêm sendo realizadas na Secretaria Estadual de Saúde são visíveis e comprovam a excelência da administração de Nazareno Fonteles. “Durante as nossas viagens temos sentido o impacto dessas ações na vida da população e isso é o que interessa, pois não adianta a gente dizer que vai mudar se a população não sente esses esforços. É como se eles não estivessem valendo a pena. Como eu sempre digo, este ano talvez tenho sido o ano mais difícil, pois foi o ano de consertar, uma vez que pegamos uma rede altamente desorganizada. Digo mais, o Dr. Nazareno é uma pessoa que teve um desempenho excepcional e que agora vai ajudar a Saúde, na Câmara, não tenho dúvida. Os anos vindouros serão anos de construir, que será um grande desafio para nós”, destaca. Em seu discurso, Nazareno Fonteles aproveitou para agradecer o trabalho das pessoas que se empenharam ao longo de sua gestão na Secretaria. “Agradeço ao governo, ao PT, aos servidores e todos aqueles que se empenharam ao longo desse período pela construção de uma saúde melhor para nossa população. Tenho recebido elogios pela mudança na gestão dos hospitais e agradeço a Deus por ter tido a sorte de estar à frente da Secretaria durante este processo”, disse.