Uma série de atividades realizadas pela Secretaria Estadual de Saúde hoje, na praça João Luís, marcou as comemorações pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Este ano, as discussões foram centralizadas no preconceito e na discriminação aos portadores do vírus HIV.
Após a posse no Palácio de Karnak, o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, participou do evento, onde falou da importância dos métodos de prevenção da Aids. “As campanhas de prevenção da doença existem, mas é importante que a sociedade participe e colabore com elas”, comentou.
Segundo a coordenadora do programa de DST/Aids da Secretaria Estadual da Saúde, Liliam Araújo, as comemorações pelo dia de hoje começaram ainda no mês de novembro. “Por uma orientação do Ministério da Saúde, desde o início do mês de novembro todas as Secretarias Estaduais de Saúde do país tiveram que selecionar duas escolas para preparar uma colcha de retalhos que foram enviadas para Brasília e foram erguidas hoje na praça dos Três Poderes”, comenta a coordenadora.
De acordo com Lílian, no Piauí, a confecção das colchas foi feita pelas crianças das Escolas Pires de Castro e Extrema, ambas no bairro Dirceu Arcoverde II.
Ainda como parte das comemorações, a Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com os Correios, lançou um selo sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que foi apresentado à população que participou do evento, que recebeu ainda material educativo sobre a doença.
Além disso, durante todo o dia foram realizados testes anti - HIV, e exames VDRL, para o diagnóstico da Sífilis. As atividades pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids contaram também com a participação de vários artistas da terra. “Foi apresentada uma peça pelas profissionais do sexo, como são conhecidas as mulheres do grupo PSUPA, ONG que trabalha em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde”, destaca Lílian.
Vale ressaltar que as atividades prosseguem no período de 2 a 5 de dezembro, quando será realizada a Oficina para formação de multiplicadores sobre DST/AIDS junto aos adolescentes, com a participação de profissionais do Programa Saúde da Família-PSF.
No dia 3 de dezembro, a SESAPI em parceria com a Universidade Federal do Piauí, através do Grupo Cajuína Sociológica vai realizar a palestra com o tema "As igrejas e o uso da Camisinha", às 16h, no auditório Noé Mendes e no dia 4 será a apresentado o filme "As Horas", às 18h, também no auditório Noé Mendes.
Além da Secretaria Estadual da Saúde e da Fundação Municipal de Saúde, estão participando das atividades o Centro Dialogo, a RNP+, Celos e o grupo Matizes.