Foi um grande sucesso o lançamento do projeto Fome Zero, Sorriso 10, em Guaribas, no último final de semana. Na ocasião, uma equipe de professores e alunos de Odontologia e parceiros da Sasc, Sesapi, UFPI, Novafapi, CRO-PI, ABO-PI e Prefeitura de Guaribas realizaram um grande mutirão voltado para a prevenção da saúde bucal. O projeto foi lançado oficialmente na última sexta-feira (28), no Palácio de Karnak, pelo governador Wellington Dias e pela coordenadora do Programa Fome Zero, Rosângela Sousa, e demais parceiros do programa. As atividades dos professores e alunos tiveram início com a realização do curso de Capacitação de Agente Comunitário de Saúde Bucal. Eles receberam orientações de como fazer um auto- exame de boca, escovação correta, conceito de saúde, orientações da nutricionista do Programa Fome Zero sobre a relação da alimentação com as doenças e anatomia da boca. Foram montadas barracas em frente a agência dos Correios de Guaribas para realização do dia 'D' da Saúde Bucal, onde foram realizados atendimentos em crianças, jovens e adultos e a gestantes e bebês. As crianças receberam orientações de escovação correta, aplicação de flúor, exames clínicos odontológicos para detecção de cáries, doenças periodontais e câncer de boca e atividades recreativas com apresentação de teatro de fantoches sobre medidas preventivas para higiene bucal. Os jovens e adultos receberam orientações de como fazer o auto-exame da boca, sobre técnicas de escovação, uso do fio dental, alimentação não cariogênica, profilaxia. Os casos mais urgentes foram encaminhados ao posto de saúde, onde também foram realizadas extrações e outros tratamentos. Parcerias possibilitam concretização do projeto O objetivo principal do Fome Zero Sorriso Dez é desenvolver políticas públicas de saúde bucal que melhorem o perfil epidemiológico do piauiense pela ampliação de oferta de serviços odontológicos à população com ações educativas e preventivas, de forma coletiva e individual. Para o professor do curso de Odontologia da UFPI, Gilberto Lages, que participou do trabalho, este projeto é muito importante não só para a comunidade de Guaribas, onde ele sentiu a carência de serviços odontológicos, mas para todo o Estado. "Espero que o Governo realmente continue com este projeto aqui e em outros municípios", frisou. A coordenadora do curso de Odontologia da Novafapi, Francisca Teresa Matos, disse "temos orgulho de ser parceiros do governo no Programa Fome Zero Sorriso Dez, porque estamos contribuindo para diminuir o índice de pessoas com problemas de saúde bucal com medidas preventivas. Esta ação que estamos fazendo neste município também tem grande importância para nossos acadêmicos, que estão tendo a aportunidade de conhecer de perto a realidade da população carente do Estado", declarou. A equipe foi coordenada pelas assistentes sociais do Fome Zero Isabel Hérica e Juscileide Gomes e a nutricionista Célia Regina Assunção. Entre os parceiros estavam os dentistas Carlos Falcão, representante da Associação Brasileira de Odontologia no Piauí, Luciana Saraiva, representante do Conselho Regional de Odontologia do Piauí, José Maria, representante da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Teresa Matos, coordenadora do curso de Odontologia da Novafapi, Gilberto Lages, professor do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí, e, ainda, cinco estudantes de Odontologia da Novafapi e três da Universidade Federal do Piauí.