O secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo inaugura neste sábado, às 10h, uma série de reformas e novos serviços no Hospital regional Dr. Francisco Ayres Cavalcanti, de Amarante. A partir da próxima semana, o hospital passará a contar com um consultório de aleitamento materno, uma sala de recuperação pós-anestésico, um berçário especial e quatro enfermarias especiais com dois leitos cada uma.
Além dos pacientes de Amarante, o hospital módulo também atente pacientes de Arraial. O hospital atende por mês uma média de 2216 pacientes em relação a consultas, atendimentos laboratoriais e exames de Raio X. Além disso, o hospital interna mensalmente cerca de 1741 pacientes. “A reforma vai garantir uma melhoria significativa no atendimento desses pacientes por uma série de fatores. No consultório de aleitamento materno vamos dar cursos que garantam que as mães entendam a importância desse procedimento, já que muitas crianças chegam aqui doentes muitas vezes porque não receberam o leite materno por falta de informação das mães. Já o berçário especial deve atender bebês prematuros que precisam ficar na incubadora ou ter qualquer atendimento específico”, destaca a diretora do hospital, Maria Luci Vitorino.
Ela explica que os apartamentos do hospital foram transformados em enfermarias especiais, com ar-refrigerado que deverão atender preferencialmente crianças e idosos. “Como a Lei do SUS impede que se faça atendimentos particulares em hospital público, transformamos os nossos apartamentos em enfermarias especiais para dar um melhor atendimento para os pacientes, especialmente as crianças e os idosos que precisam de uma maior atenção. Além disso, estamos fazendo um jardim e uma pracinha no próprio hospital para humanizar ainda mais o atendimento”, ressalta Maria Luci.
Atualmente, o Hospital Dr. Francisco Ayres Cavalcanti possui 41 leitos e mais doze para urgência e emergência. Além das consultas básicas, o hospital também faz procedimentos de pequeno e médio porte.