O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, participou ontem de uma reunião com a diretoria do Hospital Getúlio Vargas. Esta foi a primeira visita ao Hospital depois que o secretário assumiu o cargo. “Resolvi fazer esta primeira visita ao Hospital Getúlio Vargas pela importância dele para o sistema de saúde do Estado. Do ponto de vista de hospital público, o que o HGV não resolve, que outro hospital vai resolver?”, ressaltou. Participaram da reunião a diretora do Hospital Getúlio Vargas, Joana Zélia, a diretora do ambulatório Integrado do HGV, Maria de Fátima Garcez, a gerente de enfermagem, Francisca Cortez, o diretor técnico, Salustiano Moura, o diretor administrativo, Carlos Henrique, e a diretora do Pronto Socorro, Jozelda Duarte. Durante a reunião foram discutidos os projetos prioritários para o Hospital Getúlio Vargas, como a reforma da Clínica Nefrológica, que já está em fase de conclusão e deve voltar a funcionar até o final do mês de janeiro. “Os recursos para a reforma devem ser liberados ainda este ano e até o final do mês de janeiro o centro nefrológico estará em funcionamento novamente”, afirmou o secretário. Outra questão discutida na reunião foi a reforma do Setor de Nutrição e do Ambulatório do Hospital, obras que já estão em andamento e devem ser finalizadas o mais breve possível, segundo a direção do hospital. Além disso, a diretoria reforçou a necessidade de ampliação dos setores de urgência e emergência do Hospital, bem como a Central de Resíduos e o Laboratório de Análises Clínicas. “Estamos aguardando a liberação de recursos, na ordem de 1 milhão e 100 mil, do Ministério da Saúde para a ampliação dos leitos da UTI do Hospital Getúlio Vargas. Serão construídos mais 11 leitos, sendo que a UTI passará a ter 24 leitos”, afirmou a diretora do Hospital, Joana Zélia. Segundo a diretora do Ambulatório Integrado do Hospital, Dr. Fátima Garcez, este ano todas as demandas aumentaram em relação ao atendimento de pacientes no hospital. “Em especial o atendimento no setor de fisioterapia, que antes era de 200 pessoas ao mês e hoje chega a 1820 pessoas”, ressalta. Vale ressaltar que chegam hoje em Teresina Mozart Tabosa, assessor do Ministro da Saúde, e Jailson Barros Garcia. Os dois irão fazer uma visita técnica aos principais hospitais da cidade, como Hospital Getúlio Vargas, Maternidade Evangelina Rosa e Areolino de Abreu. “Temos recursos na ordem de 27 milhões em projetos já encaminhados ao Ministério da Saúde e essa visita é muito positiva, uma vez que poderá viabilizar, com mais rapidez, estes recursos”, destaca Bruno. De acordo com o secretário, esta visita ao Hospital Getúlio Vargas marca a primeira de uma série de visitas que ele pretende fazer aos hospitais do Estado. “Nossa posição é realizar reuniões com as diretorias dos hospitais para conhecer as necessidades de cada um deles. Nós queremos dar passos concretos, pois não adianta ficar só fazendo promessas”, disse.