A diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí termina o ano com um saldo positivo. É que várias ações foram realizadas durante o ano visando uma melhor qualidade dos produtos e serviços, contribuindo para a promoção da cidadania e o exercício do controle de saúde do nosso Estado. Neste sentido, fez surgir a necessidade de intensificação do controle de qualidade no âmbito de fabricação, comercialização e prestação de serviços, onde inserem-se as ações de Vigilância Sanitária em busca da promoção e proteção da saúde. As ações realizadas em 2003 contaram com o apoio de uma equipe de técnicos comprometida e da articulação entre ANVISA, VISA, VISA’s Municipais e LACEN. Dentre as realizações da Vigilância Sanitária em 2003 estão a Implantação do Programa de Qualidade dos Alimentos Produzidos e Comercializados no Estado do Piauí, Implantação do Sistema Nacional de Informação em Vigilância Sanitária, interligando a ANVISA, DIVISA e VISAS municipais; Cadastro dos Servidores, dos estabelecimentos, roteiros de fiscalização, relatórios técnicos e o Programa de Dispensa de Registro de Alimentos - PRODIR; Implantação do Programa de Prevenção e Controle de Medicamentos Falsificados, Adulterados ou com Desvio de Qualidade; Implantação da INTRAVISA, interligando a ANVISA e DIVISA, dentre outros. Além disso, este ano o número de estabelecimentos inspecionados pela Vigilância teve um aumento considerável, atingindo um total de 223, sendo que no ano passado apenas 135 estabelecimentos foram inspecionados. Outra grande evolução diz respeito às inspeções de alimentos, que atingiram a marca de 429, 289 a mais que no ano passado. Durante o ano, alguns treinamentos foram realizados, como o Curso de Atualização em Vigilância Sanitária, capacitando 33 servidores, em junho de 2003 – Teresina(PI); Curso de Inspeção em Produtos e Serviços, capacitando 33 servidores, em junho de 2003 - Teresina(PI) e Curso de Inspeção em Produtos e Serviços, capacitando 51 servidores, em setembro de 2003 – Picos(PI).