A Secretaria Estadual da Saúde vai realizar novo exame para detectar Doenças de Chagas em 80% dos municípios do Estado, que na primeira amostra realizada em 2002, foram identificadas pessoas com sorologia positiva. O objetivo é confirmar a doença para nortear as ações e medidas a serem adotadas quanto ao controle do vetor e tratamento das pessoas com a doença. A Diretoria Regional de Parnaíba será a primeira a realizar os exames. Os técnicos da SESAPI começam hoje a coleta de sangue nos municípios que fazem parte da primeira DRS. Segundo, o supervisor de Endemias, Francisco das Chagas Pereira, vão ser adotados duas técnicas para identificar a doença. O exame denominado Elisa e o Dote Elisa. São testes com maior grau de especificidade e que possuem uma margem de erro menor. “Dessa forma, vamos ter noção das áreas com maior vulnerabilidade para a efetuação da doença de chagas e propor medidas de controle para cada município infestado, uma vez que, todos recebem recursos do Ministério da Saúde para o controle de endemias através da Programação Pactuada e Integrada-PPI/ECD”, explicou Francisco das Chagas. No inquérito sorológico realizado em 2002, foram examinadas 35.960 pessoas de todo o Estado, amostrados 214 municípios das 17 Diretorias Regionais de Saúde. Os municípios que apresentaram maior infestação foram Oeiras, São João do Piauí, Corrente, Picos, Paulistana, Fronteiras e São Raimundo Nonato.