O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, inaugurou no último sábado uma série de reformas e novos serviços no Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcanti, em Amarante. O deputado federal Nazareno Fonteles também esteve presente na inauguração.
Ao chegar no Hospital, o Secretário foi recebido pela Banda de Música Nova Euterpe Amarantina, que executou o Hino da Cidade, dentre outras peças. Em seguida, a diretora Maria Luci Costa apresentou as novas instalações do hospital para o secretário.
Com a reforma, o hospital passa a contar com uma estrutura de maior qualidade, onde começam a funcionar um consultório de aleitamento materno, uma sala de recuperação pós-anestésica, um berçário especial e quatro enfermarias especiais com dois leitos cada uma. “Depois da climatização, estas conquistas só ajudam a melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo hospital”, comenta Maria Luci.
De acordo com Secretário de Saúde, desde o começo deste governo tem-se observado que na maior parte dos hospitais houve uma melhoria no sistema de saúde do Estado. “É nossa intenção cada vez mais proporcionar um atendimento digno aos nossos pacientes e melhores condições tanto para eles como para os nossos funcionários”, disse.
O secretário ressalta o excelente trabalho que vem sendo realizado no interior do Estado. “Já avançamos muito, mas ainda precisamos de muito mais. Acreditamos que para se avançar é preciso não só de equipamentos, mas de um grupo treinado, motivado e de humanizar o nosso servidor, que é essencial na construção de um melhor sistema de saúde”, garante Bruno.
Segundo Maria Luci isto já é possível graças a medidas simples que trazem benefícios aos pacientes. “Agora mesmo a gente decorou toda a enfermaria infantil, que trouxe vários atrativos. Um exemplo disso é que um paciente teve alta e não quis sair do hospital devido ao conforto do quarto”, afirma.
Vale ressaltar que além dos pacientes de Amarante, o hospital módulo também atente pacientes de Arraial, Sã Francisco (MA) e cidades vizinhas. O hospital atende por mês uma média de 2216 pacientes em relação a consultas, atendimentos laboratoriais e exames de Raio X.
Além disso, o hospital interna mensalmente cerca de 1741 pacientes. “A reforma vai garantir uma melhoria significativa no atendimento desses pacientes por uma série de fatores. No consultório de aleitamento materno vamos dar cursos que garantam que as mães entendam a importância desse procedimento, já que muitas crianças chegam aqui doentes muitas vezes porque não receberam o leite materno por falta de informação das mães. Já o berçário especial deve atender bebês prematuros que precisam ficar na incubadora ou ter qualquer atendimento específico”, destaca a diretora do hospital.
Atualmente, o Hospital Dr. Francisco Ayres Cavalcanti possui 41 leitos e mais doze para urgência e emergência. Além das consultas básicas, o hospital também faz procedimentos de pequeno e médio porte.