Uma comitiva italiana formada por Antônio Savio, Sônia Riccelli, Marcelo Dinamarco e Rozana Manzine visitou ontem a cidade de Picos. Acompanhados de técnicos da Secretaria Estadual, os italianos vieram conhecer o terreno onde será construído o novo hospital da cidade. Vale ressaltar que o terreno foi adquirido pelo Governo do Estado e a construção do hospital deve começar no início do ano que vem. Estes italianos fazem parte da Organização Não Governamental (ONG) Emergency, que possui um trabalho prestado junto a países de todo o mundo, principalmente em zonas de guerra, onde trabalha em conjunto com profissionais locais disponibilizando cuidados médicos e cirúrgicos e reabilitação de vítimas. De acordo com o governador Wellington Dias, desde que assumiu o mandato a saúde teve uma atenção especial e é uma das prioridades do seu governo. “Sem dúvida alguma já conseguimos grandes avanços na área da saúde, mas temos pela frente grandes desafios e a medida em que pudermos avançar com mais rapidez, mais vidas serão salvas”, ressaltou. O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, ressalta que será construída uma força tarefa no sentido de que todos os setores se dediquem exclusivamente à construção deste hospital. “Vamos precisar de um interlocutor em cada setor para darmos agilidade a este projeto que irá beneficiar toda a população do Estado, uma vez que, com a construção deste hospital, o sistema de saúde de Teresina irá desafogar um pouco”, afirma. Segundo Sônia Riccelli, o hospital de Picos irá obedecer ao mesmo padrão dos hospitais instalados nos outros países onde a ONG atua. “Será um hospital a nível europeu, com equipamentos modernos e trazidos da Europa. Todos estes equipamentos já estão comprados, mas caso haja a necessidade de eles serem destinados para outros países, a gente adquire outros aqui mesmo”, disse. De acordo com ela, o Brasil será o primeiro país que não está em estado de guerra onde a ONG irá atuar. “Num primeiro momento foge ao nosso objetivo inicial, daquele quando foi fundada a Emergency, mas nos últimos anos a gente tem se dirigido a questões de saúde de um modo geral e o que nos convenceu a trabalhar aqui no Brasil foi o encontro que tivemos com o presidente Lula, sobretudo devido ao Programa Fome Zero. Além disso, tanto faz construir um hospital aqui ou em Angola, no sentido de que estaremos fornecendo ajuda a povos que estão necessitando”, comenta. É importante frisar a escolha da cidade de Picos para abrigar este hospital partiu do próprio governador Wellington Dias, do ex-secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, e da coordenadora Estadual do Programa Fome Zero, Rosângela Sousa, por a cidade está localizada numa região onde possui um maior número de municípios integrantes do Programa Fome Zero. A Emergency é uma ONG que foi fundada em 1994, em Milão, que possui um campo de atuação muito vasto, em países como Camboja, Serra Leoa, Afeganistão e Iraque, sendo que nestes dois últimos existem três hospitais que são mantidos por ela. A ONG é presidida por Gino Strada, que esteve em Picos nas outras duas visitas que eles fizeram ao Estado.