Aconteceu hoje, na Facime, mais uma reunião do Conselho Estadual de Saúde do Piauí, que contou com a presença do Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, e de conselheiros de saúde de todo o Estado.
O início da reunião foi marcado pela fala do secretário de Saúde, sendo que em seguida foi feita a leitura da ata da reunião passada e divulgados alguns informes administrativos do Conselho.
Além disso, outros assuntos importantes foram discutidos como a Implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prevê a regulamentação do serviço de urgência e emergência no Estado. Com apenas uma abstenção, o projeto de implantação foi aprovado pelo Conselho e já encaminhado para o Ministério da Saúde.
Na oportunidade, o secretário de Saúde ressaltou a importância da implantação do SAMU no Estado. “Vamos colocar profissionais treinados para dar suporte para as equipes que irão fazer este atendimento, sendo que em regiões como São Raimundo Nonato e Bom Jesus, por exemplo, a nossa luta vai ser para dotar os profissionais de saúde de condições para pelo menos estabilizar os pacientes antes que eles sejam transferidos para Teresina, isso quando houver a necessidade de transferência”, comentou Bruno.
Durante a reunião houve também a participação dos alunos do curso de enfermagem da Uespi, que aproveitaram o momento para relatar os problemas enfrentados nos municípios onde o curso funciona, especialmente na cidade de Barras.
Além disso, eles apresentaram algumas soluções viáveis para que estes problemas pudessem ser resolvidos, como a transferência destes alunos para a cidade de Parnaíba, onde o curso funciona com uma melhor infra-estrutura, ou a criação do curso em Teresina.
Ainda na reunião foram feitos o balanço das atividades do Conselho no ano de 2003 e uma avaliação a XII Conferência Nacional de Saúde.