Foi realizada hoje, na sala de reuniões do Conselho Estadual da Saúde, na Facime, mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que contou com a participação da primeira-dama do Estado, Rejane Dias e do Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, além do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, e de gestores de todo o Estado. Durante a reunião foi discutida a questão do financiamento de Órteses e Próteses, que, segundo a primeira dama do Estado e presidente da Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa, é grande a demanda de pessoas necessitadas destes serviços. “As pessoas mandam cartas e nos procuram em busca destes serviços e tem me angustiada porque não conseguimos resolver estes pedidos”, ressaltou. Outro assunto que ganhou destaque na reunião foi o Programa de Triagem Neonatal e o teste do pesinho, que é um dos métodos mais eficazes na prevenção de doenças nos recém-nascidos. “O Estado do Piauí é o único que ainda não disponibiliza este teste gratuitamente e não podemos chegar ao final do governo Wellington Dias sem dar uma resposta para isso”, disse Rejane. O Secretário Estadual da Saúde destacou a importância do exame e ressaltou que alguns encaminhamentos já estão sendo feitos no sentido de que o serviço possa ser oferecido nos hospitais públicos do Estado. Além disso, a implantação do Serviço de Atenção Móvel às Urgências (SAMU) também foi discutida na reunião, sendo que a assessora técnica da Secretaria Estadual da Saúde, Maria Francisca Dualibe, fez uma explanação do projeto que foi encaminhado ao Ministério da Saúde na última sexta-feira. De acordo com Maria Francisca, o Estado do Piauí apresenta barreiras que dificultam o acesso aos serviços urgência, não permitindo a universalização e eqüidade, que são princípios garantidos no Sistema Único de Saúde. “Por isso que a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pode ser o caminho para a consolidação de uma rede de assistência, onde o setor estadual responderá por suas funções complementares”, diz. Segundo a assessora, a proposta de implantação do SAMU deverá ter uma abrangência de todo o Estado, com complexos regionais, visando não só o atendimento móvel pré-hospitalar, mas a operacionalização da Assistência e seus fluxos, através de Centrais Regionais de Regulação, além de inserir também o transporte inter-hospitalar de pacientes graves. Durante a reunião ainda foram discutidas pautas como a compensação com o Estado do Maranhão, a situação do Programa Saúde da Família no município de Colônia do Gurguéia e a criação da Câmara de Assessoramento Técnico do Hemopi.