O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Piauí (Hemopi) precisa de doadores de forma urgente, já que o estoque do banco de sangue, no mês de dezembro, caiu cerca de 50%. Por dia, nos dias normais, são doadas 80 bolsas. A pouca doação deixa em alerta quem dirige a instituição, principalmente nas festividades de final de ano de ano.
Para doar sangue, os interessados devem saber sobre o horário de doação, entre às 7h30 e 18h. Em Teresina, o novo prédio, inaugurado recentemente pelo governador Wellington Dias, fica localizado ao lado do Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas. Mas os hemocentros estão espalhados nas cidades de Picos, Floriano e Parnaíba.
O Hemopi espera alcançar a meta de quatro mil doações por mês, superando as 2.600 bolsas atualmente. A supervisora de Comunicação e Marketing do Hemopi, Maria Teixeira, afirma que o ideal seria 2% de doação da população do Estado anualmente. “Nós esperamos que todos se sensibilizem com essa atitude de salvar vidas. Os seres humanos, neste período, precisam lembrar que, nesse momento, por exemplo, alguém pode está precisando de um ato solidário”, explica.
Os doadores têm consciência que muita gente que está nos hospitais esperam sangue compatível para salvar suas vidas. Os hemofílicos e as pessoas que lutam contra a leucemia e aquelas que marcaram a sua cirurgia estão esperando por um gesto voluntário.
Respostas para algumas perguntas:
Doar sangue é seguro?
Todo material utilizado na coleta de sangue é descartável. Ao doar, a pessoa é orientada e acompanhada por profissionais experientes.
Doar sangue de três em três meses é o ideal?
Infelizmente não é isso o que acontece. Por isso, alguém sempre está pedindo ajuda e solidariedade. Sangue raro só existe um: aquele que está em falta nos hospitais.
O que é preciso para doar sangue?
Ter entre 18 e 65 anos, estar com boa saúde, pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum e ter em mão um documento de identificação com fotografia.
Informação é fundamental?
Para doar sangue, deve-se responder corretamente o questionário que recebe. É importante para o doador e para o receptor. O sangue seguro começa com informações precisas sobre o doador de sangue.