Cerca de 40% da população jovem do Estado, na faixa etária até 19 anos, ainda não tomou a vacina contra Hepatite B no Estado. Segundo a Coordenadora Estadual do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde, Raimunda Damasceno, a meta de vacinar 100% das crianças e jovens do nascimento até aos 19 anos, não está sendo cumprida devido à resistência por parte dos adolescentes em relação à vacina.
A Secretaria Estadual de Saúde alerta para a importância da vacinação e faz um apelo para que todos que tenham menos de 19 anos procurem um Posto de Vacinação para receber a dose.
A vacina contra hepatite B está disponível em todos os Postos de Vacinação do Estado, gratuitamente. A melhor maneira de se prevenir é através da vacinação. São 3 doses para que o indivíduo fique protegido. È muito importante não deixar de tomar a terceira dose, pois somente assim a pessoa ficará imunizada.
A vacina é para todas as idades, mais alguns grupos estão mais expostos ao risco de contrair a doença, como os trabalhadores da limpeza pública, profissionais da área de saúde, pessoas que residem ou trabalham em confinamentos, como presídios, policiais, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, portadores de outras doenças do fígado, como hepatite C, doenças do baço, hemofílicos, portadores do vírus da AIDS, diabéticos e outras doenças que diminuem as defesas do organismo.
Damasceno esclarece que a hepatite B é uma doença causada por um vírus que afeta o fígado. Se a pessoa for contaminada pelo vírus da hepatite B, poderá ficar gravemente doente e até morrer por câncer de fígado ou cirrose hepática. Muitos são portadores do vírus e não sabem, pois algumas pessoas podem não manifestar sintomas da doença, mas continuam transmitindo o vírus para outras.