Com o objetivo de organizar o atendimento de urgência e emergência em todo o Estado, seguindo a lógica do Plano Diretor de Regionalização, no qual divide o Estado em seis macro regiões de saúde (Parnaíba, Teresina, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus), a Secretaria Estadual de Saúde aderiu ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O projeto, elaborado pela Secretaria em parceria com as macro regiões, foi encaminhado ao Ministério da Saúde no último dia 19 de dezembro, sendo que na última sexta-feira foi encaminhado o Plano de Aplicação dos Recursos, que já está sendo analisado pelos técnicos competentes do Ministério da Saúde. De acordo com a assessora técnica da Sesapi, Maria Francisca Dualibe, as vantagens com a implantação do SAMU serão muitas, sendo que uma delas é que em cada uma das sedes de macro haverá uma Central de Regulação de Atendimento pré e inter-hospitalar de pacientes graves. No caso de Teresina, onde já existe há mais de 13 anos o SOS, este serviço será ampliado conforme acordo entre o Estado e a Fundação Municipal de Saúde, para que atenda toda a macro região, o que inclui os municípios sedes de módulos, como Barras, Esperantina, Luzilândia, Piripiri, Campo Maior, Castelo do Piauí, Altos, José de Freitas, Pedro II, Piracuruca, União, Água Branca e Valença. Nas outras cinco macro regiões, as centrais de regulação serão construídas com os recursos do projeto, que foi orçado em R$ 8.925.000,00 para investimentos e cerca de R$ 1.120.000,00 para custeio mensal, incluindo a manutenção das equipes. É importante ressaltar que o SAMU 192 irá capacitar 1038 profissionais, sendo 110 médicos reguladores, 75 enfermeiros, seis responsáveis técnicos médicos, seis responsáveis técnicos enfermeiros, seis administradores, um coordenador municipal, 36 rádios amadores, 62 telefonistas, 336 auxiliares técnicos de enfermagem, seis auxiliares de administração, 363 motoristas e 31 agentes de portaria. Além disso, serão montadas 56 unidades de suporte básico (ambulâncias de transporte de pacientes) e 11 unidades de suporte avançado (ambulâncias tipo UTI para atendimento médico e de enfermagem na própria ambulância) e mais 52 bases de estabilização, ou seja, naqueles municípios isolados ou mais distantes serão construídas ou adequadas essas salas onde o paciente será estabilizado, recebendo os primeiros socorros, para poder ser encaminhado à Unidade de Referência.