A direção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) distribuiu na manhã de hoje, 15, um documento à imprensa fazendo um apelo à comunidade teresinense. A nota diz que o estoque o órgão se aproxima do zero, tornando a situação desesperadora. Entre tipos de sangue que se faz necessária urgentemente sua reposição desta os seguintes: O Positivo, A Positivo e B Positivo.
A supervisora de Educação e Informação do Hemopi, Maria Teixeira de Moura, faz um apelo em tom apreensivo. "Não existe uma única bolsa de reposição desses tipos acima citados. Neste momento, estamos apelando para as pessoas de bom coração que venham até nossa sede para efetuar a doação”. O Hemopi funciona a rua 1º de Maio, 235 (centro-sul), nas proximidades do HGV.
Muitas pessoas, diz Maria Teixeira, depende de transfusão de sangue para viver. Hospitais e clínicas de todo país precisam de milhares de bolsas de sangue por dia, mas como a população não têm o hábito de doar sangue regularmente, isso vai implicar na minimização de um gesto tão altruísta e solidário, acarretando na morte de muitas pessoas por falta deste líquido.
Ela lembra ainda que o doador deve ter entre 18 e 65 anos de idade, estar alimentado e com saúde e pesar a partir de 50 kg. "O volume de sangue doado é reposto dentro de um período de 24 horas pelo organismo", explica MariaTeixeira.