Aconteceu hoje, na sala de reuniões do Conselho Estadual de Saúde, na Facime, mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que contou com a participação do Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes e de gestores em saúde do Estado. Durante a reunião foi apresentado um relatório da visita técnica dos representantes da Secretaria Estadual da Saúde aos municípios de Picos e Floriano. Após este momento foi feita uma votação e os gestores aprovaram a habilitação dos municípios de Floriano e Picos na gestão plena do Sistema Municipal de Saúde. Com isto, os municípios têm a responsabilidade por ações e serviços de saúde no âmbito local. De acordo com o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a habilitação dos dois municípios na Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde só fortalece ainda mais o Sistema Único de Saúde. “Essa decisão foi muito importante porque nos ajuda a avançar no processo de construção de uma saúde melhor, onde podemos construir um SUS mais eficaz”, disse o secretário. A decisão de habilitar os dois municípios na gestão plena ganhou elogios de todos os gestores presentes, como o presidente da Fundação Municipal de Saúde, que parabenizou o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde e os representantes dos dois municípios presentes. É importante ressaltar que o Estado do Piauí adquiriu a habilitação em gestão plena no ano passado e que agora, com a habilitação destes municípios, fortalece ainda mais o papel do Estado como coordenador da rede, uma vez que os hospitais públicos localizados nos municípios de Picos e Floriano continuam sob a gerência do Estado. Outra pauta discutida na reunião da Bipartite foi a implantação e qualificação de Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal no Estado. A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Karolynni Falcão, destacou a necessidade de implantação de uma equipe do Programa Saúde da Família no município de São José do Divino e de uma equipe de Saúde Bucal em Santana do Piauí e duas equipes em Uruçuí, sendo que a comissão aprovou todas as solicitações. Em seguida, Dra. Karolynni falou da importância de se implantar na Estado os Centros de Referência em Odontologia. “Um dos requisitos para a habilitação do Estado na Gestão Plena do Sistema é a criação dos Centros de Referência em Odontologia. Hoje, nós contamos com aproximadamente 360 equipes do Programa de Saúde Bucal implantadas, o que representa uma cobertura de 97% do Estado”, afirmou.