A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje a suspensão do comércio e uso do medicamento Acticalcin Spray Nasal (lote nº 03H10306), fabricado pela empresa TRB Pharma. O remédio é indicado para o tratamento de doenças ósseas, principalmente a osteoporose pós-menopausa, e é vendido sob prescrição médica.
O fabricante comunicou à Anvisa reclamações de possíveis efeitos colaterais, como sangramento na narina, náusea e dor de cabeça, decorrentes do uso do produto. Além de determinar o recolhimento do lote suspeito, a Anvisa solicitou que a empresa faça uma investigação para detectar as possíveis causas do problema.
A Anvisa também interditou o analgésico Lomdor (lotes 162/03 e 104/03), fabricado pela empresa Laboratórios Osório de Moraes Ltda., de Contagem (MG). Análises feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram que o teor do princípio ativo do medicamento estava acima do permitido.
Além das suspensoes, a Anvisa proibiu a comercialização da Lente Intraocular Lio SA30AT (lote nº 667434.019) e de 23 lotes da Lio SN60AT fabricados pela Alcon Laboratórios do Brasil Ltda. De acordo com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) esses lotes foram roubados.
Os estabelecimentos que descumprirem as determinações estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei nº 6.437/77, como notificação, autuação e multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.