Uma parceria entre a Secretaria da Justiça e de Direitos Humanos e a Secretaria Estadual de Saúde viabilizou a realização de testes de HIV/Aids e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) nos presídios do Piauí.
Pelo convênio, a Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), da Secretaria de Saúde, está encaminhando equipes às penitenciárias de Esperantina, Oeiras e Altos, nos meses de janeiro e fevereiro. Cada equipe é composta por aconselhadores, coletadores e um profissional para dar apoio. O trabalho das equipes será realizado em duas etapas.
No período de 14 a 17 deste mês, uma equipe da DUVAS esteve na penitenciária de Esperantina. Na ocasião, foram realizados pré-testes em 125 detentos. Os resultados serão divulgados no período de 28 a 31 de janeiro, durante a segunda visita da equipe.
Na penitenciária de Oeiras serão realizados pré-testes em 39 detentos. A equipe da Saúde estará coletando o material entre os dias 21 e 24 deste mês. Os resultados serão divulgados durante a segunda visita que está agendada para os dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro.
Na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos, os pré-testes serão desenvolvidos em duas etapas: a primeira marcada para os dias 13 e 14 de fevereiro, quando serão realizados 93 testes. A segunda visita acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, quando serão realizados mais 90 testes. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a equipe divulgará o resultado das duas etapas.