O Hospital Getúlio Vargas faz parte dos 100 Hospitais do Brasil que compõem o Projeto Sentinela, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. O objetivo do projeto é garantir segurança sanitária de serviços e produtos de saúde para melhor atender o usuário.
Os Hospitais Sentinela constituem uma rede distribuída em todo o país, qualificada para a notificação de eventos adversos e queixas técnicas de produtos de saúde, tanto na área de equipamentos médico-hospitalares, como medicamentos e controle da qualidade do sangue e o HGV foi escolhido por ser um hospital de grande porte, ensino, pesquisa e extensão e que presta
serviço de qualidade à população.
Segundo a Gerente do Projeto, Gilka Medeiros, as ações do Projeto Sentinela têm contribuído para a implantação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária de produtos de saúde Pós-comercializados, isto é, os hospitais que fazem parte da rede são alertados, cada vez que um equipamento médico-hospitalar é utilizado e detectado um efeito adverso, para que aquele produto ou marca não seja mais utilizado pelos Hospitais do Projeto Sentinela.
A diretora geral do HGV, Joana Zélia, ressalta que após a implantação do Projeto Sentinela nas suas diversas áreas de atuação como hemovigilância, farmacovigilância e tecnovigilância, um grande avanço foi à organização dos serviços de saúde. “Antes da implantação do Projeto, o hospital não contava
com profissionais como engenheiros, responsáveis pela manutenção dos equipamentos, o mesmo acontece em relação ao controle da qualidade do sangue e de medicamentos que, atualmente, possuem profissionais específicos para as áreas”.
Gilka Medeiros disse que devido aos êxitos alcançados neste ano de atuação do Projeto, o HGV conseguiu a renovação por mais 5 anos, com recursos no valor de R$ 96 milhões.