O Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, visitou hoje as instalações do Hospital Universitário. Durante a visita, o secretário foi acompanhado do reitor Pedro Leopoldino, do pró-reitor de assuntos estudantis e comunitários, Antonio Nascimento, e de técnicos da Secretaria de Saúde.
Esta foi a primeira visita do secretário ao hospital depois de anunciada a assinatura de um termo de cooperação onde a Secretaria de Saúde se compromete em repassar recursos na ordem de R$ 64 mil por mês, garantindo, assim, o funcionamento da parte ambulatorial do hospital.
Bruno Figueiredo ficou impressionado com a estrutura física e com os equipamentos que o hospital universitário já dispõe. “É de partir coração ver uma estrutura como esta sem funcionar, já que o hospital dispõe de equipamentos que nenhuma outra clínica particular do Estado possui”, comentou o secretário.
De acordo com o reitor Pedro Leopoldino, um dos diferencias do Hospital Universitário é a comodidade que os pacientes terão ao serem atendidos pelo hospital. “Além de toda a estrutura que o hospital dispõe, é interessante ressaltar que o paciente poderá fazer todo o seu tratamento aqui mesmo, sem sair do hospital”, disse.
Para Bruno Figueiredo, a abertura do hospital ficará marcada na história do Estado, uma vez que a população espera há mais de dez anos por este momento. “Esta é uma resposta que o governador Wellington Dias está dando para a nossa população, que há mais de 13 anos espera pelo funcionamento deste hospital”, afirmou.
Durante a visita, o Secretário de Saúde e o reitor trocaram várias idéias a respeito do funcionamento do hospital. “Nossa idéia é trazer o ambulatório de ginecologia do HGV para o Hospital Universitário, possibilitando, assim, melhores condições de atendimento para o HGV”, destacou Bruno.
Segundo Dr. Nascimento, que faz parte da Comissão de Implantação do Hospital Universitário, o hospital deve ser aberto até o final do mês de março. “Neste primeiro momento funcionará a parte ambulatorial, onde serão disponibilizadas consultas, raio X, exames de análises clínicas, ultra-sonografia, mamografia e radiologia. Nossa meta é realizar de 12 a 16 mil consultas por mês”, comenta.
Vale ressaltar que Hospital Universitário conta com uma estrutura que abriga 38 consultórios, clínicas médicas, clínicas cirúrgicas, ginecologia obstetrícia e pediatria, além de atendimentos na área da odontologia. As negociações para abertura do hospital acontecem desde a gestão do ex-secretário de Saúde, Nazareno Fonteles.