A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) realizou a distribuição de dezenas de caixas de medicamentos contendo antibióticos, antimicrobianos, soros e xaropes em hospitais e postos de saúde da microrregião de Picos e Itainópolis, as duas cidades mais atingidas pelas enchentes em conseqüência das fortes chuvas que castigam todo o Piauí. Dados da Secretaria de Defesa Civil informam que mais de 6 mil famílias estão desabrigadas na região. A distribuição foi feita pelo gerente de Assistência Farmacêutica, Mário Abel Lima Barros, e outros agentes da Sesapi. Ele não soube informar a quantidade de vacinas, mas garantiu que o medicamento também já foi enviado aos postos de saúde daqueles municípios pela Coordenação de Imunização da secretaria. "Estamos em estado de alerta e prontos para atender, na medida do possível, as solicitações feitas pela equipe de Coordenação de Assistência às vítimas das enchentes no Piauí. Esta é uma determinação do governador Wellington Dias", disse. A Sesapi integra a equipe formada pelo Gabinete Civil, Secretaria das Cidades, Sasc, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, designada pelo governador para coordenar e centralizar as ações de assistência e socorro às famílias desabrigadas. Segundo ele, a distribuição é feita a partir do plano de trabalho e relatório de avaliação de danos feito pela Coordenação. O mesmo plano de trabalho é encaminhado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Os municípios de Picos e Itainópolis foram os dois primeiros a terem os planos de trabalho enviados para Brasília. Neles, estão citadas as obras, os serviços a serem executados e o valor financeiro, devidamente documentados com relatórios de avaliação de danos, com fotos e vídeos.