A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovou que houve a troca de produto no medicamento Sinvastatina, comprimido de 5mg, lotes 1210050 e 1210051, com validade até o mês de maio deste ano. Estes medicamentos foram produzidos pela empresa Ranbaxy Farmacêutica Ltda, de São Gonçalo (RJ).
Sinvastativa e Lovastatina são usados no tratamento da diminuição de gorduras do sangue e recomendados para pessoas que têm colesterol alto. Embora tenham a mesma indicação, os medicamentos possuem dosagens da substância ativa diferentes.
A Anvisa informa que no conteúdo da embalagem secundária podem ser encontrados blisteres do produto Lovastatina, comprimido de 10mg, lote 1210050.
De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Tatiana Vieira, já está sendo providenciada uma resolução reforçando a determinação de apreensão dos produtos fabricados pela empresa. “Estamos realizando a busca ativa e apreensão do referido produto nos hospitais, clínicas, distribuidoras e outros estabelecimentos que, por ventura, possam fazer uso ou comércio deste produto”, afirma Tatiana.