A Secretaria Estadual de Saúde está acompanhando de perto o quadro das enchentes nos municípios, especialmente em Picos e Itainópolis, onde foram registrados apenas casos de gastroenterites (diarréias). A população está recebendo hipoclorito de sódio para tratamento da água, informou a coordenadora Amélia Costa, do Departamento de Epidemiologia do órgão. Amélia disse que em razão do processo de municipalização das ações de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde está colaborando e acompanhando, em estado de alerta, os trabalhos desenvolvidos pelas prefeituras municipais, acrescentando que não foi registrado nenhum caso de leptospirose, meningite meningocócica e ou de hepatite. A coordenadora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde afirmou que é comum a incidência dessas doenças em regiões alagadas e passíveis de aglomerações, notadamente a meningite meningocócica que, quando se apresenta, comumente provoca mortes. Amélia destaca que os casos de diarréias são em decorrência da qualidade da água, mas para que seja evitada a Sesapi está atendendo a população com hipoclorito de sódio a 2,5%, produto para tratamento da água. Além disso, a Sesapi está orientando a população sobre os cuidados com a saúde no período chuvoso.