Cerca de 26,80% dos pacientes atendidos no Hospital Getúlio Vargas são provenientes de outros Estados como Ceará, Maranhão, Pará e Tocantins. O Estado do Maranhão é o que mais encaminha pacientes para o HGV. Dos 7.986 pacientes que dão entrada no Pronto-Socorro do HGV, 1.329 são de municípios do Maranhão.
O que representa 16,63% do montante gasto com pacientes no Pronto-Socorro. Os dados são do Diagnóstico/ 2003, realizado pela Assessoria de Planejamento do HGV,publicado este mês e do Relatório de Atendimento realizado, mensalmente, pelo Pronto-socorro do Hospital Getúlio Vargas.
Segundo a diretora geral do HGV, Joana Zélia, a área de abrangência da assistência é tão extensa, que além de atender todo o Piauí, o HGV se tornou referência para outros Estados na área de saúde, o que compromete os recursos destinados aos pacientes do próprio Estado.
Somente no ano passado, aconteceram 14.677 internações, desse total 26,80% eram de pacientes dos Estados do Maranhão, Ceará, Pará e Tocantins. Foram realizadas, no mesmo período, cerca de 14.475 cirurgias e 158.032 atendimentos ambulatoriais nas diversas especialidades que o hospital dispõe, como clínica médica, ginecologia, ortopedia e traumatologia, neurologia, dermatologia, nefrologia, etc.
Somente exames complementares de diagnóstico e tratamento, foram feitos cerca de 115.91 nas áreas de análise clínica, diagnóstico por imagem, endoscopia, anatomia patológica e citologia.
Segundo o diretor administrativo do órgão, Carlos Henrique, o que mais prejudica o atendimento do Hospital é a falta de orientação aos usuários sobre a complexidade do hospital. Dos 7.970 atendimentos realizados mensalmente no Pronto-socorro, 3.705 poderiam ter sido resolvido nos hospitais da periferia como no Pronto-socorro do Dirceu, Buenos Aires e outros.
Segundo ele, o Hospital Getúlio Vargas é para atender casos de média e alta complexidade. Para tanto, dispõem de 312 médicos, 736 auxiliares e técnicos de enfermagem, 270 profissionais na administração, 147 nos serviços complementares e 494 nos serviços gerais. Com 427 leitos, 02 Centros Cirúrgicos e 12 salas de cirurgias, o HGV é um Hospital de grande porte e porta de entrada para todos os municípios do Piauí e outros Estados que acreditam no serviço prestado pelo órgão.