A diretora geral do Hospital Getúlio Vargas, Joana Zélia, disse hoje(02/02) que todos os esforços estão sendo feitos para que a Clínica Nefrológica do HGV seja reaberta no prazo de 120 dias, conforme acordo com o Ministério Público.
Segundo ela, a direção do HGV está aguardando o repasse do Governo do Estado no valor de R$ 370 mil para a compra de equipamentos e a convocação dos 47 profissionais concursados que irão trabalhar na Clínica. Os médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, depois de convocados, vão receber treinamentos específicos para trabalharem na área.
A diretora da Clínica Nefrológica, Celina Castelo Branco, informou que o órgão possui capacidade para atender 78 pacientes em hemodiálise e possui 3 leitos para diálise peritonial (tipo de diálise que não precisa da máquina para circular o sangue), 10 leitos de internação para pacientes graves, e conta com um ambulatório para consultas e para atendimento e orientação dos pacientes que fazem a diálise peritonial em casa.
Joana Zélia disse que já foram realizadas reuniões com os profissionais de saúde para que todos os esforços sejam concentrados na abertura da Clínica. A Vigilância Sanitária do Estado realizou vistoria e alguns ajustes solicitados estão sendo providenciados para que a Clínica seja reaberta dentro do prazo.