Devido ao estado de calamidade pública em decorrência das chuvas que ocorrem em todo o Estado, a Secretaria Estadual da Saúde decidiu elaborar um Plano Contigencial, onde se compromete a apoiar ações que visem minimizar as situações de risco em todo o Estado. A idéia de elaborar este plano foi discutida na manhã de hoje, durante reunião realizada na própria secretaria, quando o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, anunciou para os técnicos a liberação de recursos na ordem de R$ 100 mil por parte. “Como a situação se alastrou, temos que montar um plano emergencial. Estes recursos estão sendo liberados pelo Governo do Estado”, disse Bruno Figueiredo. Segundo o secretário, desde o início do período chuvoso, algumas medidas já vinham sendo adotadas pela Secretaria de Saúde, na tentativa de conter a manifestação de doenças comuns a este período. “A gente já está disponibilizando médicos durante 24 horas nas cidades mais afetadas pelas chuvas, além de medicamentos que são extremamente indispensáveis neste momento”, afirmou Bruno. Bruno Figueiredo destaca que, a partir de agora, todos os esforços serão concentrados nas regionais de saúde. “Este recurso que será liberado hoje pelo tesouro estadual será aplicado nas regionais de saúde, principalmente nas áreas de caos”, garantiu. De acordo com o Secretário, a idéia é que estas regionais trabalhem tanto em ações preventivas como curativas. “Vamos centralizar nossos esforços em dois pontos, que são as ações preventivas e as de urgência e emergência”, ressalta Bruno. Além disso, os técnicos da Sesapi destacaram a importância de se orientar as equipes do Programa Saúde da Família neste momento. “Vamos entrar em contato com estas equipes dos 104 municípios atingidos para que eles sirvam de canais para repassar informações básicas para a população. Além disso, estas equipes irão alimentar nossas regionais de informações para que tenhamos dados concretos sobre a situação no Estado”, afirmou. Hoje a tarde o Secretário faz uma visita a municípios da região norte do Estado, onde já foram decretados estado de calamidade, e retorna no final do dia a Teresina. Na quarta-feira, Bruno viaja a Brasília na tentativa de angariar recursos junto ao Ministério da Saúde para ajudar as vítimas das enchentes no Estado.