Em visita ao município de Miguel Alves, na última segunda-feira, o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, constatou o estado de calamidade ocasionado pelas chuvas ocorridas no município.
De acordo com o secretário, a situação é crítica em Miguel Alves. “Realmente a situação aqui está complicada. Mas nós viemos até o município para conhecer de perto a realidade e levar até o governador o quadro da situação em Miguel Alves”, disse.
No final da tarde de segunda-feira, chegava ao município um ônibus levando 150 cestas de alimentos, além de roupas e agasalhos. O medicamento que foi solicitado pela direção do hospital foi enviado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira para Miguel Alves.
Durante a visita a Miguel Alves, Bruno Figueiredo participou de uma reunião com representantes de várias entidades do local. Nesta reunião, o secretário sugeriu que as equipes do Programa Saúde da Família passem a atender no hospital, ajudando a orientar a população sobre as doenças comuns deste período chuvoso.
Além disso, o secretário frisou que é extremamente importante que o hospital esteja preparado para atender aos casos mais comuns que surgem logo após as enchentes e que Miguel Alves está entre os municípios prioritários para a distribuição destes medicamentos. “Estamos disponibilizando um estoque de medicamentos que serão indispensáveis para este período, principalmente aqui em Miguel Alves, onde a situação é de risco”, afirmou.
Ainda na reunião foram definidas as linhas de atuação dos agentes de saúde no município que, num primeiro momento, devem reforçar o atendimento de urgência e emergência e, num segundo momento, reunir esforços para que sejam trabalhadas ações preventivas.
Até o final da semana passada, 52 famílias estavam desabrigadas em Miguel Alves. A maior parte dessas famílias ocupa o Ginásio de Esportes e escolas do município.
No trajeto pela cidade de Miguel Alves, o secretário aproveitou para visitar as instalações do Hospital Estadual Pedro Lopes Vasconcelos, onde foi acompanhado pelo diretor Antônio Araújo.