O Ministério da Saúde distribuirá 2,5 toneladas de medicamentos para os 15 estados mais atingidos pelas fortes chuvas iniciadas no fim do ano passado. A medida faz parte de um conjunto de ações emergenciais anunciado pelo ministro Humberto Costa, ontem, 3 de fevereiro, para socorrer as áreas afetadas pelos temporais. Em épocas de enchentes, cresce a incidência de doenças transmitidas pela água, como verminoses, problemas pulmonares e de pele e leptospirose. Por isso, será reforçada a remessa de kits de farmácia básica – os mesmos distribuídos pelo Programa Saúde da Família (PSF) – para 338 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Nessas unidades da federação, já são 104.325 pessoas diretamente atingidas pelas cheias. Desse total, 41.147 brasileiros estão desabrigados – gente que perdeu o lugar onde morava – e outros 63.178 estão desalojados – população temporariamente afastada de suas casas, mas que poderá retornar. Com base no total de pessoas atingidas pelas enchentes, estima-se que serão distribuídos, para todos os estados, cerca de 35 kits. Isso porque o Ministério da Saúde calcula um kit para cada grupo de três mil habitantes. Cada kit pesa 70 quilos e custa R$ 1,6 mil. Uma unidade é composta por 23 tipos de medicamentos – entre analgésicos, antibióticos, antitérmicos e antiparasitários, além de medicamentos contra dermatoses e doenças respiratórias. Por conta das inundações, os kits serão incrementados com sais de reidratação oral, soros fisiológico e glicosado, e hipoclorito de sódio (produto usado para desinfecção da água). Recursos – O investimento aproximado no reforço da distribuição de medicamentos será de R$ 56 mil. Não foi realocada verba suplementar para o custeio dessa ação. O dinheiro sairá do orçamento do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. A distribuição dos kits será coordenada pelas prefeituras, com apoio das Forças Armadas e das polícias Civil e Militar dos estados. Por precaução, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos pediu às secretarias de Saúde dos estados atingidos um levantamento detalhado dos estoques de medicamentos estratégicos – usados no combate a doenças como tuberculose, hanseníase, malária e diabetes. “Por conta das inundações, é possível que postos de saúde e hospitais tenham perdido parte ou todo o estoque desses medicamentos. Se isso aconteceu, a reposição será o mais rápido possível”, afirma Luiz Roberto Klassmann, coordenador-geral de Planejamento, Articulação e Gestão de Programas. Com relação à leptospirose, transmitida pela urina do rato, o Ministério da Saúde garantirá a internação dos casos confirmados da doença. Além disso, a Secretaria de Vigilância em Saúde ampliará a distribuição de kits laboratoriais para diagnóstico da leptospirose.