A Vigilância Sanitária Estadual está intensificando ainda mais as visitas de fiscalização e orientação no interior do Estado. A equipe composta por dez fiscais e a gerente da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, vai visitar até o final desse mês quase trinta municípios piauienses. De acordo com a gerente, os fiscais não apenas estão fiscalizando todos os estabelecimentos nos municípios, mas, sobretudo orientando a vigilância sanitária municipal e os donos ou diretores desses estabelecimentos a melhor forma de garantir produtos de boa qualidade para a população. “A importância da visita a esses municípios é enorme, especialmente pela parte educativa. Em todos eles nós visitamos todos os estabelecimentos, como: comércios, farmácias, postos de saúde, unidade mista, consultórios odontológicos, escolas, laboratórios, bares, lixões, entre muitos outros. Em todos eles nós ensinamos quais os procedimentos corretos de acordo com as normas brasileiras de vigilância sanitárias”, explica Tatiana. Ela ainda ressalta que as fiscalizações estão sendo feitas em parceria com as prefeituras e todas as visitas contam ainda com os fiscais municipais da Vigilância Sanitária e com os agentes de saúde. “Além disso, nós também orientamos as vigilâncias sanitárias municipais sobre como proceder em relação às fiscalizações. Entregamos também todo o material necessário para a aplicação da fiscalização pelos municípios e as normas que devem ser respeitadas segundo a legislação sanitária. Tudo isso acontece para que possamos garantir à população, serviços e produtos mais saudáveis”, diz a gerente. Assim como o trabalho educativo e de fiscalização, a Vigilância Sanitária Estadual ainda está fazendo um diagnóstico dos estabelecimentos de cada município, apontando o que deve ser melhorado ou até mesmo modificado. Nos últimos dias, a Vigilância já visitou os municípios de: Lagoinha do Piauí, São Pedro, Água Branca, Bom Jesus, São Pedro, Água Branca, Lagoa, Bom Jesus, Floriano, Picos, Parnaíba, Piripiri. “Amanhã (sexta-feira), nós seguiremos ainda para Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí e Demerval Lobão. Até agora, estamos sendo muito bem recebidos, inclusive pelos donos de estabelecimentos”, garante Tatiana Chaves.