O Hemocentro do Piauí recebeu o certificado de Proficiência em Qualidade de Sorologia de Doadores. O certificado garante 100% na qualidade de serviços do Hemopi no que se refere à qualidade do sangue para a transfusão no Estado. O certificado foi dado pela empresa de controle externo de qualidade laboratorial, Controlab, de São Paulo.
De acordo com a diretora do Hemopi, Lúcia Brasil, o certificado só é dado às instituições ou empresas que atêm acerto de 100% no controle de qualidade externo durante todo o ano. “Toda instituição é obrigada a fazer um controle de qualidade interno e externo e a Controlab faz esse controle de qualidade externo em todo país e é uma das mais respeitadas. Mensalmente nós fazemos um teste cego, que consiste em enviarmos trinta e duas amostras do material colhido aqui para que a empresa faça os testes lá em São Paulo. Depois nós refazemos os mesmos testes e mandamos os nossos resultados e então eles confrontam os nossos com os deles. Todos os nossos testes tiveram 100% de acerto”, explica Lúcia.
Ela destaca que o controle de qualidade é exigido por Lei e o certificado é uma grande vitória para o Hemopi. “Isso prova que nós trabalhamos dentro da conformidade e controle exigido por Lei e, principalmente, garantindo a qualidade total do nosso laboratório de sorologia e, conseqüentemente, do processo de transfusão de sangue no Piauí”, destaca a diretora.
A qualidade nos serviços prestados pelo Hemopi é garantindo por diversos fatores. “Primeiro porque nós usamos tecnologia de ponta, nossos equipamentos são os mais modernos, bem como os nossos kits para transfusão de sangue. Por outro lado temos também profissionais muito bem treinados. O certificado nos dá a tranqüilidade de que estamos no caminho certo e estamos dando segurança total tanto para quem é doador como para quem é receptor de sangue. Nosso objetivo agora é que, até 2007, nós possamos certificar todas as áreas do Hemopi”, ressalta Lúcia Brasil.