Três dias após a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva e sua comitiva à cidade de Teresina, onde vieram conferir os estragos provocados pelas chuvas, o Ministério da Saúde enviou neste sábado 129 kits de medicamentos para serem distribuídos aos municípios piauienses que estão em estado de calamidade pública.
Os medicamentos foram trazidos por um avião da Força Aérea Brasileira e foram levados para a Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, localizada no bairro Marquês. No local, uma equipe de técnicos da Secretaria se encarregou de conferir todo o medicamento enviado e também de dividi-lo de acordo com a necessidade de cada município.
Os kits são formados por vários medicamentos, como paracetamol, diuréticos, soros reidratantes e medendazol, dentre outros, que começam a ser distribuídos ainda nesta segunda-feira aos municípios do Estado.
De acordo com o Secretário Estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a chegada destes medicamentos é uma resposta do Ministério da Saúde aos pedidos da Secretaria. “Durante a visita do ministro Humberto Costa a Teresina, na última quarta-feira, nós entregamos um relatório apresentando o estado em que se encontra parte do nosso Estado. Neste sentido, achamos que ele foi muito sensível em enviar logo estes medicamentos, uma vez que as doenças mais comuns deste período começam a surgir depois de 72 horas após as chuvas”, disse.
O secretário disse ainda que a entrega destes medicamentos irá obedecer as prioridades de cada município. “Já estamos com relatórios de vários municípios do Estado nos solicitando medicamentos e nós vamos começar a entregar por aqueles que se encontram em piores situações”, afirma Bruno.
Dentre entre os municípios, o secretário destaca Miguel Alves, Picos, Itainopólis, Luzilândia, Domingos Mourão e outros.