Visando estimular a doação de sangue no Estado, o Hemocentro do Piauí vem firmando parcerias com vários órgãos do Estado. A última delas foi com o Detran, cuja meta é atingir, principalmente, a população jovem.
Através desta parceria, que já começa a ser desenvolvida esta semana, os novos motoristas de Teresina receberão, juntamente com a primeira via da habilitação, folders contendo informações sobre a doação de sangue. Além disso, o Hemopi irá enviar técnicos para acompanhar as equipes do Detran em projetos realizados nas escolas e nos bairros da cidade.
De acordo com a coordenadora de Educação e Saúde do Hemopi, Veronesia Rosal, a parceria com o Detran proporciona uma abrangência maior entre a população, já que o Hemopi passa a atuar nos bairros em que são instalados postos movéis do órgão. “Nós aproveitamos a participação da população em projetos desenvolvidos pelo Detran, como o ‘Educação no Trânsito’, que vai aos bairros da cidade, para enviarmos uma equipe de técnicos do Hemopi para esclarecer possíveis dúvidas a respeito da doação de sangue e incentivar a doação de sangue entre estas pessoas”, afirma.
Neste sentido, a coordenadora diz que a parceria tem sido positiva, uma vez que serve para esclarecer alguns questionamentos a respeito da doação de sangue. “Nossa meta, neste primeiro momento, é aumentar o nível de informação das pessoas”, comenta Veronesia.
Em virtude do carnaval, Veronesia explica que o Hemopi elaborou uma programação especial de coleta de sangue nos bairros e no interior do Estado, para que não venha a faltar sangue neste período. “Hoje, o nosso estoque de sangue está regular devido a uma programação especial de coleta nos bairros que o Hemopi elaborou”, comenta.
Atualmente, o Hemopi também desenvolve uma parceria com o Tribunal de Justiça, através do Projeto Justiça Itinerante, que instala postos para expedição de documentos nos bairros. “Aproveitamos este momento, que reúne várias pessoas, para realizar coletas de sangue. O retorno tem sido bom, a exemplo do que aconteceu na última semana na Vila Irmã Dulce, onde conseguimos coletar 143 bolsas de sangue”, ressalta.