Uma reunião realizada hoje, na Secretaria Estadual da Saúde, com as coordenações de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) de Teresina e do Estado do Piauí, serviu para definir as estratégias de atuação destas equipes no período do carnaval, que acontece no período de 21 a 24 deste mês.
A reunião também contou com a presença de representantes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e INMETRO, parceiros que ajudam no trabalho de divulgação e preparação de campanhas.
Vale ressaltar que o trabalho das equipes tem início bem antes do carnaval, sendo que um dos momentos iniciais acontece logo neste sábado, a partir das 16h, quando será realizado o Corso do Zé Pereira na capital. O evento tem início na praça da Vermelha e segue para a praça das Palmeiras, no bairro Saci.
De acordo com a coordenadora de DST / AIDS da Secretaria Estadual da Saúde, Lílian Araújo, já começaram a ser feitas a distribuição de camisinhas na capital e em todo o estado. “O Ministério enviou 179 mil camisinhas para o Estado do Piauí, que disponibilizará, ao todo, 400 mil para serem distribuídas durante os quatro dias de carnaval. Desse total, cerca de 80 mil serão destinadas a Teresina, sendo que durante o corso do Zé Pereira que acontece neste sábado serão distribuídas 10 mil camisinhas”, afirma.
Além desse material enviado pelo Ministério da Saúde, as secretarias municipal e estadual de saúde, juntamente com o Inmetro, estão mobilizadas na confecção de outros materiais, como camisetas e ventarolas para serem distribuídas nos dias da folia momesca. “A gente mandou providenciar 300 camisetas, o Inmetro confeccionará mais 300 e a Fundação vai distribuir 100. Isso fora o material enviado pelo Ministério da Saúde, como ventarolas e outros”, afirma Lílian.
A coordenadora afirma que no período do carnaval haverá uma equipe com seis pessoas que será encarregada de fazer a distribuição de camisinhas aos foliões na avenida.