A Secretaria Estadual da Saúde, através da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), realiza, dias 16 e 17 deste mês, no Luxor Hotel, a I Oficina de Implantação, Implementação e Divulgação do Uso dos Preservativos Feminino e Masculino. De acordo com a coordenadora de DST / Aids da Secretaria da Saúde, Lílian Araújo, a oficina visa definir a política de distribuição de preservativos no Estado. “É preciso que a gente efetive a distribuição do preservativo na rotina dos serviços de saúde”, comenta a coordenadora. Lílian ressalta que irão participar desta oficina os diretores das diretorias regionais de saúde, os coordenadores municipais de DST das cidades de Picos, Floriano, Barras, Parnaíba, Piripiri e Teresina, além de representantes de ONG’s e de Centros de Testagem e Aconselhamento. Durante a oficina serão realizadas dinâmicas, debates e palestras sobre temas variados, que serão ministradas por técnicos da Coordenação Estadual de DST / Aids do Estado e do Programa Nacional de DST do Ministério da Saúde. A abertura do evento será marcada pela palestra “Saúde, Sexualidade, Gênero e Vulnerabilidades as Doenças Sexualmente Transmissíveis, que será ministrada por Lilia Rossi. Haverá também a apresentação de um Estudo realizado sobre a eficácia do Preservativo Feminino e sobre a Adoção de Práticas Sexuais mais seguras. Também será feita a apresenta da Política de Preservativos Masculinos e Femininos do Ministério da Saúde, pela Coordenadora Estadual de DST/ Aids de Pernambuco, Wilma Araújo. Além disso, a oficina também irá revelar as Atividades Educativas para Sensibilização do Uso dos Preservativos Masculino e Feminino bem como a Apresentação em Plenária dos Grupos e Pactuação do Planejamento da Sistemática do Estado do Piauí. Ao final da oficina será feita uma avaliação das atividades realizadas durante os dois dias.