A intensificação das visitas de fiscalização e orientação feitas pela Vigilância Sanitária Estadual no interior do Estado começou a surtir efeito. No final da semana passada foram apreendidos medicamentos e alimentos vencidos, além de produtos sem condição de uso, em vários municípios. Dentre os municípios que foram visitados pela equipe técnica da Vigilância estão São Pedro, Água Branca, Lagoinha do Piauí, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio, Lagoa do Piauí, Juazeiro, Sigefredo Pacheco e Beneditinos. Até o final deste mês, cerca de 30 municípios devem ter sido visitados por uma equipe composta por dez fiscais e pela gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves. De acordo com o gerente de análise e instrução processual da Vigilância, Alexandre Vasconcelos, durante as visitas aos municípios, os técnicos fornecem documentos, orientam às vigilâncias municipais sobre a forma de atuação da Vigilância Sanitária Estadual e apresentam um check list, que são roteiros para inspeção de produtos e medicamentos. “A intenção é que a gente possa dar suporte para aquelas vigilâncias municipais, de forma que elas passem a atuar da forma correta em seus municípios”, afirma Alexandre. O trabalho dessa equipe de técnicos da Vigilância Estadual consiste em supervisionar o manuseio de produtos e medicamentos, de forma que aqueles medicamentos e produtos que estejam fora do prazo de validade sejam recolhidos e trazidos para a sede da Vigilância aqui em Teresina, evitando, assim, complicações futuras para o consumidor. “É importante frisar que os medicamentos e alimentos vencidos a gente faz a apreensão estejam eles na prateleira ou dentro do estabelecimento exposto à venda”, destaca Alexandre. Além disso, o gerente destaca que a parceria entre as Vigilâncias Estadual e Municipal ajuda a reforçar o trabalho de fiscalização e orientação em bares, hotéis, hospitais, restaurantes, drogarias e postos de abastecimento de água, dentre outros. “Os fiscais não estão apenas fiscalizando todos os estabelecimentos nos municípios, mas, sobretudo, orientando a vigilância sanitária municipal e os donos ou diretores desses estabelecimentos sobre a melhor forma de garantir produtos de boa qualidade para a população.