A Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde está trabalhando intensamente no calendário vacinal de 2004. O estado do Piauí possui ao todo 498 salas de vacinação distribuídas em todos os municípios. Só em Teresina existem ainda 69 salas especialmente destinadas a esse fim. De acordo com a diretora de imunização da Sesapi, Raimunda Damasceno, a Secretaria trabalha sempre com a perspectiva de 100% de cobertura, especialmente no grupo de menor ano. “Temos a vacina da paralisia infantil que já é conhecida e nossa meta mínima é de 95% de cobertura. Essa é a nossa principal campanha. Nós trabalhamos com vacina tríplice viral que é feita a partir de um ano de idade e são três vacinas importantes para a idade já que protegem de doenças como sarampo e caxumba. Essa cobertura ainda é feita diariamente na rotina das salas de vacina do Estado”, explica a diretora. No calendário, a primeira grande campanha será a de vacinação do idoso, que acontecerá entre os dias 17 a 30 de abril. “Estamos definindo as estratégias, a mobilização dos diretores regionais e preparando um seminário estadual já que as quatorze regionais estarão totalmente engajadas no processo. O estado tem tido ótimas coberturas e o nosso objetivo é que isso continue”, ressalta Damasceno. Já a maior campanha do ano, a contra a paralisia infantil, mais uma vez será feita em duas etapas. “Esse ano, está marcada a primeira etapa para 05 de junho e vai se estender durante todo o mês. Junto com ela nós iremos fazer uma campanha de segmento com reforço para sarampo utilizando a vacina tríplice viral para o grupo de um a quatro anos. No dia 21 de agosto acontece a segunda etapa dessa campanha nacional de pólio. Também iremos trabalhar todo o mês de agosto”, garante a diretora. Além dessas grandes campanhas, a secretaria de Saúde continuará com as campanhas de vacinação contra a tuberculose, a hepatite, a da tríplice viral, febre amarela, tetravalente e contra a hepatite B. “Além disso, temos o Centro de Referência de Imunoespeciais, no Hospital Infantil Lucídio Portela. Lá se pode encontrar todas as vacinas feitas para os grupos especiais pessoas como os transplantados e as que têm reações indesejadas com as vacinas normais”, explica Raimunda Damasceno.