"Pela primeira vez, em 17 anos de trabalho dentro do Hemopi, temos estoque de sangue garantido para o período do carnaval". A declaração é da diretora-presidente do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemocentro), Lúcia de Fátima Brasil. O estoque conta com 556 bolsas, sendo que cerca de 300 são do tipo O positivo, e faz parte do grupo doador universal, portanto um dos mais solicitados. Ela informou ainda que órgão também vai participar da campanha contra a epidemia da Aids, com a distribuição de 800 camisinhas e mil bonés, especialmente nas cidades litorâneas como Parnaíba e Luís Correa.
Segundo a diretora do Hemocentro, a grande quantidade de sangue estocado é resultado de eficientes campanhas de doações que estão sendo desenvolvidas tanto em Teresina como em cidades do interior."Essa quantidade de bolsas de sangue é fruto de um trabalho persistente de doações junto à comunidade piauiense. Estamos com campanhas agendadas até maio", disse.
Nesta quarta-feira, 18, uma equipe do Hemopi se encontra nas cidades de Piracuruca e Luzilândia onde foram colhidas 242 e 180 bolsas, respectivamente. Lúcia Brasil faz questão de destacar a qualidade nos serviços prestados pelo Hemopi que, segundo ela, é garantida por diversos fatores. "Primeiro porque usamos tecnologia de ponta e nossos equipamentos são os mais modernos, bem como os nossos kits para transfusão de sangue. Por outro lado, temos profissionais muito bem treinados daí o porquê do Hemocentro do Piauí ter recebido o certificado de Proficiência em Qualidade de Sorologia de Doadores, pela empresa de controle externo de qualidade laboratorial, Controlab, de São Paulo", declarou.
Antigo HDIC não possui banco de sangue
Lucia Brasil disse que o Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portella, o ex-HDIC (Hospital de Doenças Infecto-contagiosa) não possui banco de sangue. "O que existe naquela unidade hospitalar é uma Agência Transfusacional, liberado pela Vigilância Sanitária para fazer transfusões intra-hospitalar. Esse termo banco de sangue é ultrapassado e cada hospital tem que ter uma agência. O Hemopi é responsável pelo treinamento do pessoal dos hospitais, além de fazer a captação e distribuição de sangue com garantia em quantidade e qualidade", informou.
A diretora do Hemopi informou ainda que dentro de pouco tempo será concluída a montagem da agência transfusacional da Maternidade Evangelina Rosa e que há quatro meses o órgão está treinando funcionários para a realização, classificação e provas cruzadas através de técnicas laboratoriais e patologias.