Está cada vez mais perto a abertura da clínica nefrológica do Hospital Getúlio Vargas. Hoje, a Secretaria Estadual da Fazenda liberou os recursos, no valor de R$ 321.529,80, necessários para a finalização da Clínica. Com isso, a partir da primeira quinzena de março a Secretaria Estadual da Saúde já começa a convocar os aprovados no concurso realizado no ano passado.
Para o secretário estadual da Saúde, Bruno Figueiredo, a liberação do recurso é a prova do comprometimento do Governo Estadual com a Saúde. "A abertura da clínica nefrológica vai reforçar ainda mais a presença do setor público na área da hemodiálise já que atualmente apenas clínicas particulares fazem esse serviço", destaca o secretário.
A liberação do dinheiro vai garantir a compra dos equipamentos necessários para o funcionamento pleno da clínica, que foi fechada a três anos a pedido do Ministério Público por não estar adequada às normas da Vigilância Sanitária. "A liberação dos recursos é fundamental para completar a aquisição de aquipamentos para a clínica. Nós já temos algumas máquinas e o tratamento adequado da água, mas existem uma série de equipamentos exigidos pela portaria do Ministério da Saúde, que regulamenta os serviços de diálise, para que para que o serviço possa abrir e funcionar. Além disso o nosso serviço no HGV e complexo, porque também temos enfermarias para internação, atendimento ambulatorial para doentes nefrológicos e tratamento dialítico incluindo diálise peritonial e hemodiálise", explica a coordenadora da clínica nefrológica do HGV, Celina Castelo Branco.
Com a abertura do hospital, a população terá mais dez leitos para internação e uma clínica com capacidade de hemodiálise de setenta e oito pacientes. "A clínica oferecerá um serviço público de qualidade pois vamos atender exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde com equipamentos de ponta e um corpo de profissionais extremamente qualificados. Ao todo serão oito nefrologistas, cinco deles estão entre os concursados, que ainda receberão treinamentos. Também serão contratados enfermeiros e técnicos de enfermagem", diz Celina.
Entre os equipamentos que serão adquiridos agora para a clínica nefrológica estão um gerador de energia elétrica, aparelhos para atendimento de urgências clínicas e móveis hospitalares. "É importante ainda ressaltar que a clínica vai funcionar num prédio totalmente novo, que respeita todos os resquisitos impostos pelo Ministério da Saúde, inclusive no que se refere à infra-estrutura e acabamento. Com ela ainda vamos evitar que pacientes que pacientes em estado grave necessitem ser transferidos para outro hospital para receber tratamento, o que pode agravar o seu estado", destaca a coordenadora.