Foi aberto hoje, na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Treinamento em Reanimação Neonatal. O evento segue até sexta-feira e é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde, através da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Coordenadoria Estadual para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CEID), Fundape, Fundação Municipal de Saúde e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para o Secretário da Saúde, a realização do curso em Teresina é uma iniciativa muito importante e terá reflexos diretos na construção de um melhor atendimento aos pacientes neonatais. “Agradecemos pela parceria firmada com a Igreja, que permitiu que treinamentos extremamente importantes como este possam ser realizados no Piauí. Este é apenas o pontapé inicial que esta parceria está nos proporcionando”, afirmou Bruno Figueiredo. Vale ressaltar que o Programa de Ajuda Humanitária da Igreja de Jesus Cristo doará ao Hospital todo o material usado, incluindo seis kits completos de ressuscitação neonatal. Os kits são compostos de vários itens, entre eles, um manequim de reanimação neonatal; um manequim para intubação; um balão auto-inflável; duas máscaras (termo e pré-termo); um cabo de laringoscópio; duas lâminas retas; pilhas sobressalentes; quatro cânulas endotraqueais; um fio-guia metálico; sondas de aspiração traqueal; compressas e seringas. A primeira-dama, Reijane Dias, considerou importante a realização deste trabalho no Estado. “É bastante importante este treinamento não só pelo conhecimento que nossos profissionais irão adquirir como também pela doação de equipamentos que será feita pela Igreja ao Estado”, ressaltou. De acordo com a diretora da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Oneide Rocha, cerca de 10% dos recém-nascidos precisam de algum tipo de reanimação. "Daí a importância de se profissionalizar cada vez mais nossos profissionais para que eles estejam preparados para esses tipos de procedimento", comenta. Segundo o coordenador do Programa de Reanimação Neonatal no Brasil, o missionário Elder Viveiros, o estado do Piauí é pioneiro na realização deste treinamento no país. “O treinamento já foi feito em vários países e o Piauí está sendo o primeiro estado do Brasil em que nós estamos realizando o evento”, ressalta Elder. Elder destaca que o treinamento será feito por seis médicos de gabarito internacional, credenciados pela “Oficial American Academy of Pediatrics” e pela “American Heart Association”. Eles realização treinamentos teóricos e práticos de “Ressuscitação Neonatal” e pretendem abranger profissionais da saúde de todo Estado, especialmente Teresina e cidades circunvizinhas.